UFPel inicia obras no quarteirão em frente ao ICH. Local sediará Biblioteca e salas de aula

23 de Novembro de 2011

img_2351.JPG img_2396.JPG O quarteirão adquirido pela UFPel na região compreendida entre as ruas Alberto Rosa e Almirante Barroso, limitado pelas transversais Benjamin Constant e Almirante Tamandaré, começa a receber as primeiras obras, que atenderão ao chamado campus das Ciências Sociais. Em solenidade presidida pelo reitor Cesar Borges nesta quarta-feira(23), foi deflagrada a construção da Biblioteca de Ciências Humanas e de um conjunto de 14 salas de aula, num investimento de R$ 4 milhões.

img_2364.JPG Ao assinar o contrato com a Tecnocon Engenharia, empresa vencedora da licitação, o reitor Cesar Borges disse que a obra atende antiga reivindicação do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Instituto de Sociologia e Política (ISP) e Faculdade de Educação (FaE), unidades diretamente beneficiadas. Ele destacou o trabalho empreendido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, especialmente pelo setor de Engenharia.

Segundo Cesar Borges, a atual Biblioteca do ICH ocupa uma área restrita, em pavimento superior, o que não é indicado, principalmente pelo peso do acervo. Ele anunciou também a abertura de processo licitatório para a conclusão do anfiteatro da unidade.

img_2415.JPG O quarteirão em frente ao ICH deverá abrigar também, a médio prazo, instalações para utilização dos cursos de Teatro e Dança, bem como para os cursos de Engenharia Geológica e Engenharia do Petróleo, com acesso pela rua Almirante Barroso.

Presente ao ato, o diretor do ISP, professor Álvaro Barreto, disse que a construção da biblioteca e das salas de aula atenuará o grave problema de infraestrutura física do Instituto, que, além de quatro cursos de graduação, possui cursos de mestrado em Filosofia, Ciências Sociais e Ciência Política. A opinião foi compartilhada pela vice-diretora do ICH, professora Lorena Almeida Gil, ao manifestar sua expectativa sobre a obra.

AS OBRAS

Compreendendo área física de 2.474 metros quadrados e com possibilidade de atender diariamente a cerca de 2.500 alunos, a obra tem previsão de conclusão em um prazo máximo de 15 meses.

Situada no andar térreo, a Biblioteca destinará cerca de 870m² para a área de acervo de livros, espaço que inclui seis salas para grupos de estudo, com computadores conectados à internet; 11 salas de estudo individuais; e uma sala de estudos destinada à pós-graduação. A área de apoio administrativo contará com laboratório de informática, auditório, sala de reuniões, ilhas de estudo, sala de multimídia, secretaria e demais dependências administrativas.

Conforme o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Rogério Knuth, no pavimento superior, estarão localizadas 12 salas de aula, para cerca de 50 alunos cada, e duas salas grandes, com capacidade para 100 alunos. A acessibilidade será assegurada por plataforma elevatória, em área adjacente à escada. Haverá, ainda, mezanino, que possibilitará a realização de pé direito duplo em parte da biblioteca. Ambos os pavimentos contarão com sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais.