Enpos tem o dobro de inscrições em relação ao ano anterior

23 de Novembro de 2011

img_2271.jpgOcorreu na manhã desta quarta-feira (23) a abertura oficial do XIII Encontro de Pós-Graduação (Enpos) da UFPel. Neste ano, o evento teve o dobro de trabalhos inscritos em relação à edição anterior. O encontro, que anteriormente ocorria junto com o Congresso de Iniciação Cientifica (CIC), passou a ser realizado separadamente devido ao crescimento no número e na qualidade dos trabalhos inscritos nos dois eventos.

Na cerimônia, o diretor do Departamento de Pós-Graduação, Márcio Nunes Correa, falou sobre a evolução do Enpos nos 12 anos de realização do evento e as ações da UFPel para que a produção científica tenha a visualização merecida.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, destacou o crescimento do Enpos que teve nesta edição mais de 500 trabalhos inscritos, o dobro do ano anterior. Maia ainda falou sobre a política de institucionalização dos trabalhos de pesquisa e pós-graduação da UFPel, modelo que garante a qualificação dos trabalhos da instituição e é utilizado apenas em três universidades do Brasil.

O vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, encerrou a cerimônia ressaltando o aumento da produção científica da UFPel e a preocupação em aprimorar o processo de pesquisa e pós-graduação da instituição. “O crescimento e a institucionalização dos trabalhos qualificam o futuro da produção científica da UFPel”, finalizou.

Após a abertura, ocorreu a palestra do professor Odir Dellagostin intitulada “Publish or Perish”: como prosperar na carreira acadêmica.

O XIII Encontro de Pós-Graduação ocorre até amanhã (24) e tem por objetivo a apresentação dos resultados gerados pela produção científica e tecnológica, particularmente daquelas oriundas dos Programas da UFPel.

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA - 24/11/2011

8h30min – Palestra do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Professor Manoel de Souza Maia – “A Pesquisa e a Pós-Graduação na UFPel: presente e futuro”
9h30min - Coffee break
10h às 12h - Apresentações de trabalhos inscritos (orais e pôster)