Será realizado em Pelotas, de 28 a 30 de novembro, o III Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória tem como temática “a educação do olhar sensível”, com o objetivo de voltar-se para o debate e a reflexão sobre a produção artístico-cultural, além das questões de gênero e memória, buscando a valorização da fonte originária e de interação do conhecimento que nasce da experiência de estesia com e no mundo que nos cerca. Assim, com ênfase inter e transdisciplinar, o encontro dirige-se a pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de Arte (Música, Dança, Teatro, Artes Visuais), Cinema, História, Filosofia, Educação, Comunicação, Literatura, bem como demais campos que abordem as reflexões sobre Gênero, Arte e Memória, nas suas diversas relações que tratem de representações e categorias emergentes na contemporaneidade.
PROMOÇÃO: CeARTE /UFPel; Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora; Arte na Escola e Grupo Nutree.
APOIO: FAPERGS
PÚBLICO ALVO: alunos do curso de artes, filosofia, história, educação, comunicação, professores da rede de ensino, educadores e comunidade em geral.
CARGA HORÁRIA: 40 h - * Será fornecido certificado de participação aos que estiverem inscritos e comparecerem NO MÍNIMO 75% do evento.
DIAS: de 28 a 30 de novembro de 2011
LOCAL: Conservatório de Música - (poderá haver alteração de local)
VAGAS: 150
INSCRIÇÃO:
Para comunicações: de 10 de setembro a 05 de outubro de 2011
Para participação: de 10 de setembro a 25 de novembro de 2011
PAGAMENTO: Depósito em conta do Banco do Brasil Agência 3124-0 cc 9092-1 - FAU PROJETO ARTE NA ESCOLA
VALORES:
Comunicação COM participação: 20,00
Comunicação SEM participação: 15,00
Somente participação: 15,00
Normas para inscrição de trabalhos
A Comissão Organizadora do III SIGAM – Simpósio internacional de gênero, arte e memória: a educação do Olhar Sensível estará recebendo inscrições de trabalhos, na categoria comunicação, no período de 10 de setembro a 05 de outubro de 2011,
Esses trabalhos devem estar vinculados a um dos eixos temáticos do evento e apresentar pesquisas concluídas ou em andamento, relato de experiências e/ou de estudos realizados por profissionais da educação, pesquisadores e estudantes. Cada inscrição dará direito ao proponente inscrever 01 (um) trabalho como autor e 01 (um) trabalho como co-autor.
Para inscrever trabalhos o autor deve:
- Encaminhar o trabalho SOMENTE POR e-mail: cxadepandora@gmail.com
- Texto completo de 5 até 10 laudas incluindo imagens. – O modelo estará disponível para download no blog do grupo de pesquisa Caixa de Pandora – http://acaixadepandoraneap.blogspot.com O tema a ser desenvolvido pelo(s) autor(es) deve ser articulado a um dos sub-temas do evento, devendo explicitar no arquivo de envio do trabalho o GT em que o trabalho está inserido.
- Ficha de inscrição - disponível para download no blog do grupo de pesquisa Caixa de Pandora – http://acaixadepandoraneap.blogspot.com
- Comprovante da taxa de pagamento – Depósito no BANCO DO BRASIL – Agência: 3124-0; Conta corrente: 9092-1 – FAU – Projeto Arte na Escola.
ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO NO EVENTO E PAGAMENTO DA TAXA É CONDIÇÃO PARA INSCREVER TRABALHO(S). A TAXA DE PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO NÃO SERÁ DEVOLVIDA.
A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às orientações de formulação e formatação, para as Comissões de Avaliação Científica. As Comissões podem redirecionar os trabalhos selecionados ao eixo que considerarem mais adequados. Os proponentes serão notificados, por e-mail, sobre o resultado da avaliação, até 15 de outubro de 2011.
Organização Dos Trabalhos Em Eixos Temáticos
1. Filosofia e Educação: Diálogos e relações de Gênero e Memória:
Este GT tem por objetivo aglutinar e fazer dialogar as pesquisas desenvolvidas e em andamento com temas e problemáticas referentes às questões de gênero, de forma abrangente, e de memória. Nosso propósito será o de refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos abordados a partir da Filosofia e da Educação.
2. História, Gênero e Memória:
Nesse grupo de trabalho o enfoque dado são as abordagens de Gênero Memória a partir da História. O objetivo é trabalhar categorias, narrativas, representações e experiências limiares: possíveis diálogos entre história, ciências humanas, linguagens na perspectiva dos estudos do cotidiano.
3. Gênero nos discursos e práticas midiáticas e estéticas:
Este grupo de trabalho articula estudos em torno das subjetividades, processos e desdobramentos da construção de identidades, papéis e relações de gênero nas múltiplas manifestações discursivas, artísticas e midiáticas. (artes visuais, música, teatro, dança, literatura, mídias e novas tecnologias)
4. Gênero e memória em uma perspectiva interdisciplinar:
Nesse GT objetiva-se reunir trabalhos que relacionem conceitos de gênero e memória tanto na construção de novos objetos de pesquisa, como em função de metodologias cujos contornos possam defini-las como multidisciplinar. Da mesma forma, inserem-se trabalhos que discutem o patrimônio material e imaterial, incluídos nesses, acervos e procedimentos de tratamento da informação, estudos sobre biografias, cultura material e outros, todos voltados a pensar os temas relacionados a trabalho, modos de fazer, modos de expressão, conflitos e possibilidades de compreensão das formas de representação dos gêneros através da história das culturas.