Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia completa 20 anos

27 de Setembro de 2011

cpe.pngO Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel está completando 20 anos de existência. Para comemorar a data, a coordenação do Programa está preparando um evento científico, nos dias 7 e 8 de novembro, para retomada e discussão dos fatos que compõe essa história de sucesso.

Personalidades locais e internacionais da Epidemiologia estarão reunidas em Pelotas, na sede do PPGE, para traçar um panorama temporal da área epidemiológica em nível mundial, incluindo os fatores que impulsionaram a criação da primeira turma do Mestrado em Epidemiologia da UFPel e os estudos mais atuais sobre da área.

Durante o evento será lançada a Galeria dos 20 anos do PPGE, uma exposição de inúmeros fragmentos que contam a história a partir de depoimentos, documentos e imagens.
Segundo a coordenadora do PPGE, Denise Gigante, entre as principais realizações da programação destaca-se o I Encontro Cientifico de Egressos, que pretende reunir um grande número de ex-alunos para apresentação de trabalhos referentes às quatro linhas de pesquisa do PPGE. “Nossa intenção com esse evento é conhecer o trabalho atual dos ex-alunos e oportunizar o compartilhamento de suas experiências com o grupo”, declara Denise.

As inscrições para apresentações de trabalho podem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo email: ppge20anos@gmail.com.

Programação do Evento dos 20 anos do PPGE:

07/11 Tema: Histórico do PPGE
09:00 - 10:30 Abertura
Autoridades: ABRASCO, CAPES, UFPEL, DMS, Fundadores do PPGE - Professores Cesar Victora, Fernando Barros, Jorge Beria e Luiz Augusto Facchini
10:30 - 10:45 Intervalo
10:45 - 12:00 A criação do PPGE da saúde materno-infantil ao ciclo vital
Professores Cesar Victora e Fernando Barros
12:00 - 14:00 Intervalo
Tema: I Encontro Científico de egressos do PPGE
14:00 - 15:30
Linha de Pesquisa: Saúde materno-infantil - Debatedores: Profª. Elaine Albernaz - UFPel e Nelson Arns - Pastoral da Criança
15:30 - 16:00 Intervalo
16:00 - 17:30 Linha de Pesquisa: Estudos do Ciclo Vital - Debatedores: Profª Alícia Matijasevich e Prof. Diego Bassani - Universidade de Toronto
18:00 Abertura Exposição 20 anos de PPGE
18:30 Coquetel de Confraternização

08/11 Tema: A epidemiologia no ciclo vital em países de alta e baixa renda
9:00 - 10:00 Prof. George Davey-Smith - Bristol University, Inglaterra.
Marcadores genéticos e a influência da nutrição sobre a saúde em nível populacional
10:00 - 10:30 Intervalo
10:30 - 11:30 Prof. Reynaldo Martorell - Emory University, Atlanta, Georgia, USA
Nutrição na infância e capital humano na vida adulta