Odir Dellagostin assume a coordenação do Comitê de Ciências Biológicas da Fapergs

27 de Setembro de 2011

foto-reuniao-fapergs.jpgReunião realizada nesta terça-feira (27), na sede da Fapergs, marcou o início da atuação dos novos coordenadores dos comitês assessores da Fundação. No total são 14 comitês, coordenados por pesquisadores de destaque nas respectivas áreas, escolhidos a partir de indicações da comunidade científica do estado. O professor Odir Dellagostin, diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, é o único representante da UFPel entre os 28 coordenadores e adjuntos dos comitês de assessoramento da Fapergs. O mandato é de dois anos.

Na reunião, a diretoria da Fapergs anunciou que serão lançados novos editais ainda neste ano, conforme previsto no convênio recentemente firmado com a Capes, que garantirá a alocação de 150 milhões de reais em diversos programas de apoio à pesquisa e pós-graduação, nos próximos quatro anos. Neste ano serão lançados editais para bolsas de mestrado e doutorado. Para o próximo ano estão previstos editais para outras modalidades de bolsas, bem como um edital pró-equipamentos. Também foi anunciado o Prêmio Pesquisador Gaúcho, o qual tem por objetivo homenagear pesquisadores que têm contribuído de forma destacada para o avanço científico e tecnológico do estado.

As indicações para esse prêmio serão recebidas durante o mês de outubro e a escolha será feita por uma comissão multidisciplinar constituída por pesquisadores de outros estados. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 17 de novembro na Fiergs. Mais informações sobre editais e sobre o Prêmio poderão ser obtidas no site da Fapergs (www.fapergs.rs.gov.br).