Núcleo de Estudos Fronteiriços sedia reunião para criar cursos binacionais

27 de Setembro de 2011

Na tarde do dia 23 de setembro reuniram-se no Núcleo de Estudos Fronteiriços em Sant’Ana do Livramento, situado na rua Duque de Caxias 1759, as professoras Eliana Povoas, Pró Reitora de Graduação da UFPel, a Coordenadora do Polo Municipal Universitário EAD de Livramento da UAB/REGESD/ETEC e mais a representante do Uruguai, a edil e professora Miguela Alvez Rosa. A reunião teve como objetivo verificar as possibilidade de cursos binacionais através de acordos e parcerias entre a UFPel, Núcleo de Estudos Fronteiriços, Polo Universitário, Prefeitura Municipal, Intendência Municipal de Rivera e Junta Departamental de Rivera. Na oportunidade a Edil representante de Rivera relatou a importância de cursos binacionais dizendo que os jovens uruguaios só tem cursos na capital, em Montevidéu, ficando distante de sua realidade, já que moramos numa fronteira sui generis. Foi enviado as Universidades uma carta da Junta  Departamental solicitando as Universidades da Fronteira a viabilidade de cursos binacionais, no qual o Polo Universitário encaminhou a reitoria da UFPel que atendeu ao chamamento e por isso desta reunião. A ideia no qual se propõe a carta é a possibilidade de pensar em curso binacional que os estudantes uruguaios possam estudar aqui mesmo e também possam estreitar os vínculos de integração binacional na educação.

A professora Eliana colocou que o reitor da UFPel, tem como objetivo o sonho de construir essa binacionalidade, mas em termos de Educação a Distância , disse ela que  isso é viável e fácil de ser implantado. A professora afirma que como contemplar os polos UAB da Fronteira e que poderiam contemplar os polos UAB da Fronteira fazendo  uma especialização como um projeto piloto a qualificação da docência para as escolas de fronteira. A grande ideia seria uma graduação bilingue – Português/Espanhol com um desenho curricular levando em conta a diversidade cultural da fronteira e ainda de forma concentrada teriam formação para as duas nacionalidades.

Quanto a uma graduação bilingue é possível por parte da UFPel o nascimento de um curso binacional chancelado pela própria universidade, onde seriam abertas trinta vagas através de processo seletivo organizado pela UFPEL, sendo quinze vagas para brasileiros e quinze vagas para uruguaios. Também devera se fazer um convênio com o Polo Universitário, Prefeitura Municipal, Intendência de Rivera, Núcleo de Estudos Fronteiriços e Junta Departamental. A professora Miguela pediu que seja mais simplificada essa parceria colocando a Intendência de Rivera junto a esse convênio.

Na tentativa de se implantar essa Universidade Binacional  os conveniados e parceiros desta ideia serão convocados para uma nova reunião.