Programa Prodocência trará a Pelotas o professor Sergio Lulkin

26 de Setembro de 2011

sergio-lulkin.jpgO Programa Prodocência 2011/2012 Dança, Música e Teatro trará a Pelotas o professor da UFRGS, Sergio Lulkin.As oficinas acontecem no Laboratório Interdisciplinar e Transversal de Artes (LITA) - Rua Almirante Tamandaré, 275 e têm como público-alvo professores de todas as áreas da rede de ensino.

Serão oferecidas duas turmas. A turma 1 fará a oficina nos dias 5 e 6 de outubro, no turno da tarde, das 14h às 18h e a turma 2 fará a oficina nos dias 6 e 7 de outubro, no turno da manhã, das 8h às 12h.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação - Rua General Neto nº 820 - Telefone: 32842600 / 32842636 / 32842633.

Oficina Prodocência
Arte e outras áreas de conhecimento: ganhos com a interdisciplinaridade

Oficina prática destinada a professores de arte e professores de outras áreas que estejam interessados em trabalhar e encontrar soluções interdisciplinares para o ensino-aprendizagem, resguardando as distintas especialidades de cada disciplina. Pretendemos realizar estudo, exercícios, jogos e pensar projetos que caminhem no sentido interdisciplinar entre as aulas de arte e outras áreas de ensino (português, história, geografia etc).

“Faz de conta que somos artistas”
A oficina aborda, de forma objetiva, aspectos conceituais do teatro e a sua relação com a pedagogia. Propõe, também, a prática com jogos dramáticos, oferecendo aos professores uma experimentação no campo do Teatro e a reflexão sobre a potência das Artes Cênicas no espaço escolar.

Conteúdos:
Fundamentos do Drama
Recursos e Materiais
Relações do Teatro com a Pedagogia
Drama e tecnologias
Exercícios corporais e improvisações.

Ministrante: Prof. Dr. Sérgio Lulkin – FACED UFRGS
Ator e professor de Teatro, Bacharel em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Ator do Grupo TEAR, com direção de Maria Helena Lopes, de 1980 a 2002. Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ambos com orientação do prof. Dr. Carlos Skliar, de Buenos Aires. Doutorado sanduíche com bolsa PDEE/Capes/MEC, na Universidade de Barcelona, com orientação do Prof. Dr. Jorge Larrosa (2005/2006). É professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na área de Educação e Teatro. Recebeu 2 prêmios como ator (1981 e 2001). Os termos mais freqüentes na contextualização da produção são: Teatro, Educação, Prática Pedagógica e Formação de Professores.