Perfuração na Bacia de Pelotas, em busca de petróleo e gás, começa no primeiro semestre de 2012

26 de Setembro de 2011

_mg_5063.jpg A Petrobras iniciará no primeiro semestre de 2012 a perfuração na Bacia de Pelotas, em busca de petróleo ou gás. Os primeiros resultados da prospecção deverão ser conhecidos ainda em 2012 e, conforme o diretor de Engenharia de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, há chances concretas de descoberta de óleo ou de gás na região.

_mg_5010.jpg O diretor fez o anúncio durante a Aula Inaugural do curso de Engenharia do Petróleo da UFPel, realizada nesta segunda-feira(26) à tarde no auditório do Colégio São José. O evento fez parte do I Encontro Regional de Engenharia do Petróleo, realização da Universidade.

Ainda sem precisar em que mês exatamente começarão as atividades de perfuração, Estrella disse que a Petrobras está definindo as questões logísticas que envolvem o trabalho e por isso não soube informar se Pelotas será sede da base do pessoal envolvido.

Em sua aula, o diretor abordou o tema Pré-Sal: Oportunidades para o Brasil. “O país vive um período extraordinário”, afirmou Estrella, introduzindo assim sua palestra, recheada de otimismo e carregada de forte sentimento de defesa da soberania nacional.

Para demonstrar que o país está no caminho certo, apostando firme na exploração das reservas do Pré-sal, o dirigente lembrou que o petróleo será ainda a principal fonte de energia do planeta por, no mínimo, 50 anos. “A indústria petrolífera tem um futuro importante, pois o petróleo será componente da matriz energética mundial por mais meio século”, frisou.

Para que a indústria do setor cresça no país, preconizou o diretor, é preciso que as universidades participem deste processo, formando o pessoal necessário. Ele disse ainda que é necessário fomentar a criação de empresas de capital brasileiro, processo que deve vir acompanhado do desenvolvimento de tecnologia nacional. “Isto é soberania”, ressaltou. E a geração dos novos conhecimentos, conforme Estrella, deve ser papel das universidades.

O dirigente da Petrobras preconiza que é fundamental a defesa, através das forças armadas, das reservas do Pré-sal, localizadas a 300 quilômetros da costa, em mar territorial brasileiro. “Precisamos reafirmar que lá é território brasileiro e que a riqueza é do país”, acentuou.

O diretor fez questão de deixar claro que a descoberta do Pré-sal pela Petrobras não ocorreu por acaso ou por sorte, mas em decorrência de uma decisão política do governo federal de fortalecer as ações de Petrobras, com vistas ao desenvolvimento do Brasil.

Parceria

Fruto de encontros mantidos entre as duas instituições, Petrobras e UFPel estudam a possibilidade de se associarem com vistas à formação de pessoal e intercâmbio de professores. “Os primeiros contatos estão sendo mantidos”, disse Estrella. Ele participou, na manhã desta segunda-feira, de reunião no Gabinete da Reitoria da UFPel, quando assistiu a uma exposição sobre a Universidade e suas metas, feita pelo reitor Cesar Borges. Do encontro, como também da Aula Inaugural à tarde, participaram, além de membros da alta administração da UFPel, o deputado federal Fernando Marroni e a deputada estadual Miriam Marroni.

Em sua manifestação na abertura do Encontro Regional, à tarde, Cesar Borges sublinhou que a presença do diretor da Petrobras na UFPel indica a disposição da empresa em estudar uma parceria com a Universidade, o que, de acordo com o reitor, resultará em mais desenvolvimento para o Estado e para o País. Borges agradeceu também aos apoios dados por Fernando Marroni e Miriam Marroni em todo o processo e a presença na Aula do representante do prefeito Fetter Júnior, secretário Carlos Mário Santos.

O reitor lembrou ainda que a diversidade de origens dos estudantes dos cursos de Engenharia do Petróleo e de Engenharia Geológica da UFPel, vindos de diversos estados da União, é resultado do trabalho do Sistema de Seleção Unificada(Sisu), que utiliza a nota do Enem e que é de caráter nacional. A Universidade e a região, disse o reitor, ficam mais ricas com esta diversidade acadêmica. Borges ressaltou ainda que o mercado de trabalho na área é promissor, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

O Encontro Regional é coordenado pelo professor Luís Eduardo Novaes, coordenador dos cursos de Engenharia do Petróleo e de Engenharia Geológica da UFPel.