UFPel no Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica

24 de Agosto de 2011

cesar.JPG nova-imagem.JPG tarso.JPG A Universidade Federal de Pelotas aderiu plenamente ao Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica, que tem o objetivo de formar e articular uma rede entre Governo, universidades, instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Rio Grande do Sul. O acordo foi lançado nesta terça-feira (23), no Palácio Piratini. O reitor Cesar Borges esteve presente ao ato e se manifestou durante a cerimônia.

Na qualidade de membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/RS) e representante dos reitores da instituições federais de ensino superior do Estado, Cesar Borges assinou a criação da Rederiosul – rede de universidades gaúchas voltada às áreas de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica –, bem como convênio com o Governo do Estado que permite a participação de 24 universidades na Rede Escola de Governo, projeto inovador sob a coordenação da Secretaria de Recursos Humanos do RS.

O pacto contribuirá na elaboração, proposição e execução de políticas públicas voltadas à promoção do conhecimento, pesquisa e qualificação profissional de professores de nível superior e servidores públicos estaduais em diferentes instâncias do poder público. Também é direcionado a alunos do ensino médio e profissionalizante e à capacitação de trabalhadores para o setor produtivo gaúcho.

O ato contou com a presença maciça do secretariado, deputados, e integrantes de universidades e centros de pesquisa. O governador Tarso Genro ressaltou que essa articulação é inédita no Rio Grande do Sul. “O Pacto foi orquestrado de maneira coletiva, permitindo uma relação inédita entre Estado e sociedade na elaboração de uma política pública”, disse.

O governador destacou outro diferencial que é a vinculação do Pacto à nova agenda de desenvolvimento do Estado. “Desta forma, promovemos a educação técnica e tecnológica de alto nível, em um ambiente de colaboração, onde a busca pela qualificação se dará de acordo com as características e necessidades de cada base produtiva local”, explicou.

A proposta do Pacto é originada nos debates ocorridos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), por meio da Câmara Temática voltada para a área. Secretário-executivo da pasta, Marcelo Daneris, ressaltou que essa construção se deu de forma conjunta e democrática, com a contribuição do Governo, dos conselheiros e também da sociedade civil, que foi convidada a integrar esse fórum.

As autoridades que se revezaram na cerimônia, saudaram diferentes virtudes dessa iniciativa do Governo. Para Heitor Muller, da Fiergs, “nações mais desenvolvidas nos ensinam que educação e desenvolvimento são indissociáveis”, o que justifica uma articulação dessa natureza. Celso Woyciechowski, da CUT, afirmou que com o Pacto, “o Rio Grande do Sul dá mais um passo para consolidar um novo modelo de desenvolvimento: sustentável, inovador e humanista”. As manifestações de representantes da universidades e instituições de ensino, como a do reitor Cesar Borges,  foram na mesma linha.

Rederiosul e Escola de Governo

O ato marcou também o lançamento de dois projetos integrados ao Pacto: a Rede Escola de Governo e Rederiosul de pesquisa. Apresentado pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Stela Farias, e pelo presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Jorge Branco, a Escola de Governo atuará na formação continuada para a administração pública, por meio de uma rede articulada a instituições de ensino, organismos internacionais, sociedade.

Na primeira fase, será composta por 24 instituições responsáveis por 24 programas de formação. Até 2015, a expectativa de investimento na Escola de Governo é da ordem de R$ 100 milhões.

“A Rede deriva dos compromissos do Estado com a democracia, com a eficiência, com a transparência e com o controle social. Precisamos enfrentar os desafios do Estado democrático, plural e universal. Temos mais de 80 ações formativas previstas para iniciar, ainda em 2011, somando mais de quatro mil vagas voltadas à formação crítica e cidadã dos servidores públicos e agentes sociais”, enfatizou o presidente da FDRH, Jorge Branco.

O secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov, explicou as linhas gerais da Rederiosul que tem a tarefa de formar redes de pesquisa, pós-graduação e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado. A primeira rede que será implantada será voltada a pesquisas na área de Petróleo e Gás.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, redação de Marcelo Nepomuceno e fotos de Caco Argemi.