Começa o curso de Especialização em Educação de Surdos

15 de Agosto de 2011

foto-especializacao.jpg Iniciou na sexta-feira(12) o curso de Especialização em Educação, com ênfase em Educação de Surdos. O curso está sendo oferecido pela Faculdade de Educação(FAE), em parceria com o Centro de Letras e Comunicação e com o CEAD. O diferencial do curso é que ele conta com quatro alunas surdas e dois professores surdos do quadro docente da UFPel.

Para que professores e alunos surdos possam participar com qualidade é necessário disponibilizar a presença de Intérpretes de Língua de Sinais, garantindo acessibilidade e inclusão participativa a todos os alunos. Deste modo, o curso é bilíngue, pois nenhuma aula é ministrada apenas em uma língua. As intérpretes precisam traduzir tanto do Português para a Língua de Sinais Brasileira como vice-versa. As duas línguas estão sempre em contato.

No Brasil, o Decreto 5626, de 22/12/2005, oficializou a Língua Brasileira de Sinais bem como garantiu a presença de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais nos processos Educativos em todos os níveis da Educação Brasileira . O curso é coordenado pela professora Madalena Klein, da FAE.