Nufolk realiza residência artística

21 de Julho de 2011

Nos dias 17, 18 e 19 de julho, esteve presente na UFPel a professora Carmen Anita Hoffmann, professora da Universidade de Cruz Alta, realizando para os integrantes do NUFOLK uma Residência Artística sobre Danças Folclóricas e Cultura regional do RS. Durante os três dias os bailarinos e músicos da Abambaé Cia de Danças Brasileiras, estiveram em uma “maratona” de encontros e ensaios no qual resultará o quadro do Sul que integrará o espetáculo do grupo.

As manifestações escolhidas foram: Tirana do Lenço, Cana-Verde e Xote de Duas Damas além de uma coreografia final com a música “Numa Cruzada de Campo” (letra de Márcio Nunes Corrêa e melodia de Fabrício Marques) integrando outras manifestações como, por exemplo, a chula. O grupo é de projeção folclórica e todas as coreografias dançadas desde o norte ao sul são releituras das danças originais de cada região.

A professora Carmem foi coordenadora em duas gestões do primeiro curso superior de Dança do estado do Rio Grande do Sul. Hoje participa do Núcleo de Conexões Artístico Culturais- NUCART, e é professora de dança do ensino médio estadual e grupo de dança Santíssima Trindade de Cruz Alta.