Estudantes de Cinema visitam instituições em Porto Alegre

12 de Julho de 2011

No dia 04 de julho, estudantes e professores do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram em Porto Alegre, realizando visitas pedagógicas. No período da manhã, o grupo visitou os estúdios da RBSTV, no Morro Santa Tereza. A visita guiada mostrou aos estudantes como é o dia a dia do profissional de telejornalismo. Os estúdios, salas de edição e suítes foram visitados, e houve ainda uma conversa com o diretor do Núcleo de Especiais da RBS, Gilberto Perin, que relatou aos acadêmicos de cinema como podem proceder para exibir suas produções na RBS.

Na parte da tarde, o grupo foi recebido pelo cineasta Carlos Gerbase, professor da PUC. Gerbase mostrou aos estudantes de Pelotas as dependências do curso de cinema da PUCRS – o TecCine. O curso da PUC é técnico e tem duração de dois anos e meio, diferente do curso da UFPel, que é bacharelado e dura quatro anos. Gerbase falou do surgimento do curso de cinema na FAMECOS, ressaltando a relação histórica que o curso de jornalismo da PUC tem com o cinema. O cineasta e professor mostrou ao grupo as ilhas de edição, os equipamentos e, no final da visita, mostrou alguns curtas realizados pelos alunos do Teccine.

No bate-papo final da visita à PUC, o coordenador do TecCine, João Guilherme Barone, apresentou a estrutura curricular do curso, esclarecendo dúvidas dos alunos da UFPel. Esse tipo de atividade, além de contribuir para o aluno pensar em seu mercado de trabalho, favorece a reflexão dos estudantes sobre sua área de atuação. A visita em um outro curso de cinema foi esclarecedora aos estudantes, que puderam conhecer uma outra realidade (um curso particular) de uma área ainda tão nova no meio acadêmico.

O curso de Cinema e Audiovisual da UFPel tem ingresso anual, dura 4 anos, e dá ao aluno conhecimentos de todas as áreas do cinema, desde roteiro, produção, história, som e fotografia até pós-produção e distribuição. O curso está lotado no Centro de Artes, antigo IAD, localizado na Alberto Rosa, 62. Outras informações no site www.ufpel.edu.br/cinema.