Pesquisadora da Epidemiologia participa de seminário sobre doenças crônicas não transmissíveis

20 de Junho de 2011

A convite da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a pesquisadora do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel Ana Menezes participou do seminário sobre o “Plano de ação para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil”, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de junho em Brasília.

O evento contou com a presença de representantes das principais associações médicas, ONGs, representantes do governo e universidades e teve como objetivo discutir as estratégias de Vigilância, Promoção da Saúde e Cuidado Integral e suas respectivas ações para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) para os próximos dez anos.

As DCNT são as principais causas de morte no mundo, correspondendo a 63% das mortes em 2008. Aproximadamente 80% das mortes por DCNT ocorrem em países de baixa e média renda. Um terços dessas mortes ocorre em pessoas com idade inferior a 60 anos. A maioria das mortes por DCNT são atribuíveis às doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. As principais causas dessas doenças incluem fatores de risco modificáveis, como tabagismo, consumo de bebida alcoólica, inatividade física e alimentação inadequada.