Especialização em Atenção Psicossocial tem aula inaugural

10 de Junho de 2011

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no Campus Porto, a Aula Inaugural do curso de Especialização em Atenção Psicossocial no Âmbito do Sistema Único de Saúde. A aula foi proferida pela professora da UFRGS, Miriam Dias com a presença de autoridades da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Regional de Saúde.

dsc06799-resolucao-do-desktop.JPGDurante a solenidade de abertura o reitor Cesar Borges parabenizou o curso de Enfermagem pelas grandes conquistas realizadas e mostrou a importância da Universidade estar inserida nas questões psicossoais, sobretudo nas questões ligadas a prevenção e tratamento de dependentes químicos.

O curso é uma parceria entre a Universidade e o Ministério da Saúde e possui convênio com a Universidade de Turim. O programa prevê, além da especialização, uma capacitação para 300 familiares de pessoas com transtornos mentais e uma pesquisa de avaliação dos CAPES nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O curso teve 106 inscritos para as 60 vagas ofertadas. As aulas serão quinzenais e terão participação de profissionais importantes da área.

Miriam Dias

dsc06802-resolucao-do-desktop.JPGGraduada em Serviço Social - Pontifície Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), Mestre em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Docente da UFRGS desde março de 2010, no Curso de Serviço Social, Instituto de Psicologia. Experiência no Ensino Superior em Serviço Social: Docente no Curso de Serviço Social da Unisinos, de 1988 a 2006; Docente no Curso de Serviço Social da ULBRA, de 2007 a 2008. Professora colaboradora de várias Universidades no RS em Ensino de Pós-Graduação. Assistente social servidora na Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul de 1982 a 2010. Coordenação Estadual da Política de Atenção Integral em Saúde Mental/ SES RS de 1999 a 2002. Vice-Diretora da Escola de Saúde Pública/SES RS de 2007 a 2009. Atuação profissional nas áreas: reforma psiquiátrica, saúde mental, política pública de saúde, formação profissional, educação na saúde e gestão.