Dirigentes universitários do Brasil, da América Latina e da Europa discutem, na UFPel, a Integração Fronteiriça

25 de Maio de 2011

img_4869.jpg img_4902.jpg Reitores, pró-reitores e professores de universidades do Brasil, da Colômbia e da Espanha debatem, desta quarta(25) até a sexta-feira, na Universidade Federal de Pelotas, as questões referentes à integração fronteiriça e o papel das instituições de ensino superior neste processo. Durante os três dias, a UFPel realiza o II Seminário Internacional Permanente: Universidade e Integração Fronteiriça. O tema central do encontro é a importância da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento fronteiriço.

No início do evento, na tarde desta quarta-feira, no auditório da Reitoria, no Campus Porto, o reitor Cesar Borges lembrou que o Seminário dá sequência aos trabalhos do encontro ocorrido em 2010 e que deverá prosseguir com outras atividades. Destacou que a presença de pró-reitores de extensão e de pesquisa das universidades participantes é importante aos debates, já que estas áreas “são fundamentais para o desenvolvimento das fronteiras”.

Borges ressaltou a atuação da UFPel nas áreas de fronteira, trabalho desenvolvido há 20 anos pela Instituição, e as criações do Centro de Integração do Mercosul, em 1994, e mais recentemente do Núcleo de Estudos Fronteiriços, em Santana do Livramento. O reitor destacou ainda o trabalho das universidades no crescimento da integração na América do Sul.

A outra manifestação na abertura dos trabalhos do Seminário foi do representante da Secretaria de Ensino Superior(Sesu) do MEC, Murilo Silva de Camargo, que saudou os presentes em nome do titular da Sesu, Luiz Cláudio Costa. Camargo fez referência a programa de mobilidade acadêmica no continente realizado pelo MEC e o quanto este trabalho potencializa o fluxo de professores e de acadêmicos dentro dos países do Mercosul. O representante da Sesu abordou ainda o planejamento do governo na área de integração para os próximos anos.

Estão em debate no encontro temas como a Rede de Ensino e Pesquisa e a Integração, a integração nas fronteiras do Rio Grande do Sul, os desafios da pesquisa e da extensão neste contexto, oportunidades de desenvolvimento, escolas de fronteira, entre outros.