Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Alunos de Cinema de Animação visitam estúdios em Porto Alegre

23 de Maio de 2011

alunos_ca_20maio-01.JPG No dia 20 de maio, 34 alunos do curso Cinema de Animação, do Centro de Artes, estiveram em Porto Alegre para realizar atividades complementares, acompanhados pelos professores Alexandre Maschio e Carla Schneider. A UFPel disponibilizou o ônibus que proporcionou o deslocamento necessário para que pudessem visitar três estúdios/produtoras de animação em destaque no estado. Parte da organização da atividade contou com o empenho dos alunos do Duca (Diretório Universitário de Cinema e Animação).

Pela manhã, os alunos foram recebidos pela equipe do Dr.Smith! (www.drsmith.com.br), estúdio que cria diversas campanhas publicitárias nas mais variadas técnicas de animação e que é precursor na realização de comerciais animados usando a técnica 3-D com projeção estereográfica (requer uso de óculos especiais).

Já no turno da tarde, os alunos conheceram os estúdios Armazém de Imagens e Otto Desenhos Animados que estão realizando filmes animados em longa-metragem. Na produtora  Armazém de Imagens (www.armazemdeimagens.com.br), os alunos puderam reconhecer como é um processo misto de produção da animação para o cinema, usando as técnicas 2D e 3D, tanto em rotinas artesanais (papel) como em formatos digitais (computador). Puderam ainda conhecer a nova versão do trailer de As Aventuras do Avião Vermelho (http://www.aviaovermelho.com.br) primeiro longa-metragem gaúcho animado para o público infantil, baseado em livro homônimo de Érico Verissimo.

Por fim, na visita à produtora Otto Desenhos Animados (www.ottodesenhosanimados.com.br) aprenderam sobre toda a estrutura da empresa e as etapas de produção da animação Até que a Sbornia nos Separe, longa-metragem inspirado no espetáculo teatral Tangos e Tragédias.

Os professores responsáveis por estas atividades enfatizam a necessidade e relevância de oportunizar aos alunos esta aproximação entre os conteúdos vistos e exercitados em sala de aula com a realidade prática profissional. Isto envolve desde a mera observação dos profissionais em dia e ambiente de trabalho, até o debate a partir do relato e questionamentos que surgem neste contato direto com os profissionais da área. A percepção é que os alunos compreenderam vários aspectos da realidade profissional de sua área de estudos. Contudo, ainda participarão de um debate no qual serão revistos, avaliados e criticados elementos observados para que os novos conteúdos possam ser efetivamente incorporados.

Seção: Notícias