Ministro da Saúde inaugura o Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel

20 de Maio de 2011

img_4280-resolucao-do-desktop.jpgO ministro da saúde, Alexandre Padilha, visitou a UFPel na tarde desta sexta-feira (20). A visita teve como objetivo a inauguração do Núcleo de Neurodesenvolvimento Professor Mario Coutinho que atenderá crianças com transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, transtornos da aprendizagem e transtornos comportamentais. Na oportunidade, o ministro também proferiu a Aula Inaugural da Especialização em Saúde da Família na modalidade a distância.

No Núcleo de Neurodesenvolvimento, o ministro foi recebido pelo pediatra do Ambulatório de Transtornos do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Faculdade de Medicina, Dr. Danilo Rolim de Moura, para o descerramento da placa de inauguração das instalações do Núcleo. Danilo falou sobre o aumento da violência no Brasil, citando como agravantes desta realidade o uso de álcool, drogas e a facilidade de adquirir armas. “O comportamento violento, geralmente, está ligado ao histórico dos indivíduos. Nosso objetivo é fazer intervenções desde a infância, identificando os transtornos de conduta e tratando no início”, disse. “É melhor pensar na prevenção do que depois ter que pensar na reabilitação”, acrescentou.

O Grupo de Danças do Projeto Carinho da Escola de Educação Física da UFPel, que trabalha com crianças portadoras da Síndrome de Down, fez uma apresentação para comemorar a inauguração do Núcleo e recepcionar o ministro Alexandre Padilha.

Antes da aula inaugural, o reitor Cesar Borges falou sobre a importância da inauguração do Núcleo que leva o nome do professor Mario Coutinho. “Com a inauguração desta Unidade de Saúde, o Ambulatório deixa de ser somente um instrumento curativo e passa a ser, também, um instrumento preventivo”, disse.

O coordenador da especialização, professor Luiz Augusto Facchini, falou sobre os objetivos do curso. “Além de capacitar e especializar os profissionais na área de Saúde da Família, o curso tem o objetivo de modificar o cenário da Saúde Pública”, disse.

img_4652-resolucao-do-desktop.jpgNa sequencia, o ministro proferiu a aula inaugural do curso de Especialização em Saúde da Família modalidade a distância. Alexandre Padilha falou sobre a experiência que os alunos irão vivenciar no curso, que proporcionará o trabalho multidisciplinar dos profissionais.

De acordo com o ministro, toda a ideia da saúde básica foi criada para um Brasil que não existe mais. “O País possui novos problemas de saúde que foram surgindo nestes 20 anos de SUS e os profissionais precisam se adaptar a estes novos problemas que não foram ensinados na escola médica”, disse. O ministro ainda anunciou o aumento nos repasses de recursos para as Prefeituras desde que os municípios coloquem as Unidades de Saúde no Programa de Qualidade que será fiscalizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade.