UFPel recepciona os novos alunos com a Calourada

13 de Abril de 2011

calourada-2011.jpg A Pró-Reitoria de Graduação da UFPel realizou nesta terça-feira (12) a Calourada 2011. O objetivo do encontro é promover a integração dos calouros com a Universidade, apresentar as atividades, benefícios e projetos oferecidos e tirar as dúvidas dos novos alunos. Cerca de 1200 calouros compareceram ao Theatro Guarany para a tradicional recepção.

rua.jpg Ao abrir a solenidade, a pró-reitora de Graduação, Eliana Povoas, deu as boas-vindas aos calouros. Na sequencia, o reitor Cesar Borges também fez a sua saudação aos novos alunos, parabenizando todos pelo ingresso na UFPel e fez uma breve apresentação da Universidade.

Da mesma forma, os pró-reitores falaram sobre as atividades, benefícios e projetos que os alunos podem participar, como por exemplo, as Bolsas de Auxílio Moradia, Alimentação e Transporte, o Congresso de Iniciação Científica (CIC) entre outras. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também apresentou suas propostas e atividades pedindo a participação dos calouros.

Após as apresentações, os representantes responderam as dúvidas dos estudantes, inclusive dos alunos a distância que também participaram da Calourada através de uma videoconferência.

Apresentações Artísticas

arte.jpg Finalizando a noite, os novos alunos puderam conferir três trabalhos artísticos realizados pela comunidade acadêmica da UFPel. O primeiro, coordenado pela professora da disciplina de Laboratório Coral, do curso de Licenciatura em Música, Isabel Hirsch, apresentou duas músicas. A primeira música, Sina do Djavan, foi apresentada por alunos que já integram o coral, mas a grande surpresa ficou para a segunda música, Yesterday, que teve a participação dos calouros do curso. “Com apenas um mês de sala de aula, os estudantes já conseguiram montar a música, isto é um fato louvável”, disse Isabel Hirsch.

A segunda apresentação empolgou a plateia, a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, que integra o Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas (NUFOLK), apresentou duas manifestações populares da Região Nordeste, o Afoxé, e o Samba-de-Roda.

_mg_0235-pq.jpgA última apresentação artística ficou por conta do Tatá Núcleo de Dança-Teatro. O grupo apresentou o espetáculo Tatá Dança Simões, baseado nas obras Boitatá e Negrinho do Pastoreio, do pelotense Simões Lopes Neto. O grupo é formado por atores-bailarinos dos cursos de Dança e de Teatro da Universidade.

O encerramento aconteceu com uma confraternização no hall de entrada do teatro. A UFPel ofereceu aos calouros um coquetel produzido pelos alunos do curso de Nutrição.