Professor da UFPel aprova Projeto Multi-institucional de R$ 1,7 milhão junto ao CNPq

31 de Março de 2011

O professor Edison Zefa, do Departamento de Zoologia e Genética, da Universidade Federal de Pelotas, compõe a equipe que aprovou, através do Edital MCT/CNPq/MMA/MEC/CAPES/FNDCT – Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010 do CNPq, um projeto multi-institucional de R$ 1,7 milhões.

O projeto “Biota de Orthoptera do Brasil” visa ampliar o conhecimento e entendimento da biodiversidade de ortópteros (grilos, gafanhotos e esperanças) no país, incluindo diversidade filogenética, morfológica, padrões e processos ecológicos determinantes da biodiversidade. Além de mapeamento biogeográfico e teste de hipóteses filogeográficas e suas relações com variáveis explicativas potenciais, em escalas espaciais hierarquizadas.

A rede de pesquisa deste projeto é composta por três sub-projetos (Diversidade Biológica, Sistemática e Biogeografia de Ortópteros; Filogenia e Identificação Molecular em Orthoptera (BarCodes) e Determinantes da Biodiversidade de Orthoptera do Brasil). O projeto integrará cinco universidades brasileiras (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus de Rio Claro e Botucatu; Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC – RS) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a universidade estrangeira Universidad Nacional de La Plata (UNLP).

Este projeto envolve a associação de um intenso esforço de coleta, taxonomia e sistemática, com o uso de ferramentas moleculares, de descritores biogeográficos e estimativas de variáveis ecológicas para testes de hipóteses explicativas em diferentes escalas espaciais. A proposta representa a síntese de linhas de pesquisa de Instituições antes separadas, tanto por razões logísticas quanto de formação acadêmica. Desta forma representa uma perspectiva de importantes contribuições para a compreensão da abrangência e distribuição dos determinantes da biota de ortópteros do Brasil.

Como resultado concreto, a realização deste projeto contribuirá para a formação de profissionais qualificados, ampliará o conhecimento da diversidade de ortópteros brasileiros, permitindo a determinação de preditores da biodiversidade que poderão contribuir com as atuais formas de manejo, de forma a maximizar a conservação da biodiversidade e diminuir a perda da mesma em decorrência dos diferentes usos da terra.