Centro de Referência para formação de profissionais de atendimento a usuários de crack inscreve para cursos

24 de Março de 2011

A Faculdade de Enfermagem da UFPel abre pré-inscrições para o Centro de Referência para Formação de Profissionais da Rede SUS e SUAS no atendimento à usuários de Crack e seu familiares.

Serão oferecidas gratuitamente quatro modalidades de curso, com duração de 60 e 120 horas, com 60 vagas cada um. Os cursos ocorrerão às sextas e sábados, no campus Porto da UFPel, uma vez ao mês, com data de início a ser informada posteriormente.

A Universidade Federal de Pelotas, através da Faculdade de Enfermagem,oferecerá os cursos para 11 municípios da 3ª Regional de Saúde, ficando os outros 11 a cargo da Furg. Os municípios que farão parte da abrangência da UFPel serão:Pelotas, Cristal, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Piratini, Turuçu, Capão do Leão, Canguçu, Amaral Ferrador, Santana da Boa Vista e Arroio do Padre. Os municípios da 7ª Regional de Saúde também farão parte e poderão optar em realizar os cursos em uma das universidades sede.

Os cursos fazem parte das ações do Plano Nacional de Combate ao Crack e serão financiados pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Os participantes receberão material didático, alimentação e hospedagem quando necessário, além da certificação, ficando o deslocamento por conta dos municípios.

Serão oferecidos os seguintes cursos:
- Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família - PSF e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família - NASF (duração: 120h - 60 vagas)
- Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais (duração: 60h - 60 vagas)
- Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua (duração: 60h - 2 turmas de 60 vagas)
- Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS(duração: 60h - 60 vagas).

Serão priorizados os profissionais ligados à rede SUS e SUAS, da rede básica e hospitalar, respeitando a proporcionalidade entre os municípios e as áreas prioritárias. No caso das vagas não serem totalmente preenchidas, estas serão abertas para profissionais da comunidade.

Para ministrarem as aulas serão chamados profissionais e professores de renome nacional da área de dependência química e reabilitação, buscando dar um enfoque para a formação de redes de apoio ao dependente e sua família. O programa será divulgado posteriormente, assim que for definida a data de início, quando os candidatos serão contatados para confirmarem suas vagas.

Em anexo, encontra-se a ficha de pré-inscrição, que o candidato deverá enviar para o endereço centrodereferenciaufpel@hotmail.com. Maiores informações pelo mesmo e-mail ou pelo telefone (53) 3921-1525. ficha_crrfp-ufpel1.doc

Seção: Eventos · Notícias