UFPel distribui 270 mil alevinos para produtores da região

23 de Março de 2011

dsc00510.JPG O Laboratório de Piscicultura da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim(ALM) da UFPel distribuiu recentemente mais de 270 mil alevinos de jundiá para produtores de assentamentos da região. O trabalho faz parte do Projeto de Fomento da Piscicultura no entorno da Lagoa Mirim e Produção de Alevinos de Espécies Nativas na Estação do Chasqueiro, desenvolvido em convênio, assinado em 2008, com o Ministério da Pesca e Emater. O projeto objetiva promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura, a partir do aproveitamento racional dos recursos naturais disponíveis.

Os peixes foram repassados para comunidades de Capão do Leão, Pedro Osório, Canguçu, Herval, Cerrito e Arroio Grande. A distribuição, ocorrida no dia 18 em Arroio Grande, marcou a reativação do Laboratório de Piscicultura da Barragem do Chasqueiro, que recebeu melhorias como cerca, iluminação, reforma dos viveiros, sistema de automação para cultivo e amplificação do tratamento da água residual.

Conforme o professor Ricardo Robaldo, do Instituto de Biologia da UFPel e responsável pelo Laboratório, até o fim do inverno o setor deverá ofertar à comunidade alevinos de peixe-rei. Até o próximo ano, deverá ser iniciada a produção de carpas.

Dentro de aproximadamente 30 dias deverá ocorrer nova distribuição de alevinos, desta vez para produtores de Pinheiro Machado, Piratini, Pedras Altas e Arroio Grande. A previsão é de distribuir 250 mil peixes em abril. A UFPel produz os alevinos e a Emater e os municípios fazem a distribuição, com o objetivo de abastecer pequenos produtores para dar volume de pescado, destinado a unidades industriais de processamento que integram outros projetos realizados pelo Ministério da Pesca na região.