Livro Root Genomics será lançado nesta sexta(25) na Faem

23 de Março de 2011

Nesta sexta-feira(25), às 13h30min, será lançado no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem), campus Capão do Leão, o livro Root Genomics, editado pelo professor Antônio Costa de Oliveira, da Faem, e pelo professor Rajeev Varshney, da International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics.

Sobre o Livro

Com a previsão do aumento da população e a subseqüente necessidade de maiores suprimentos de alimentos, a saúde das raízes das culturas pode ter um papel fundamental na produção de culturas altamente produtivas e de forma sustentável que possam lidar com mudanças climáticas globais. Enquanto a essencialidade das raízes e sua relação com o desempenho de plantas é amplamente reconhecido, pouco é conhecido sobre o papel das raízes no crescimento e desenvolvimento de plantas.

“Root Genomics” examina quais as várias tecnologias da genômica são rapidamente sendo aplicadas no estudo de raízes, incluindo seqüenciamento e genotipagem de alta escala. Tilling, análise de fatores de transcrição, genômica comparativa, descoberta de genes e perfil transcricional, eventos pós-transcrição regulando urnas, perfil de proteomas e o uso de marcadores moleculares como SSRs, DArTs e SNPs para análise de QTLs e a identificação de genes/alelos superiores. O livro ainda cobre tópicos como o melhoramento molecular de culturas em solos problemáticos e as respostas do sistema de raízes a uma variedade de estresses.