Centro de Referência em Crack oferecerá um novo enfoque à dependência

28 de Fevereiro de 2011

048.JPG 052.JPG Oferecer aos profissionais da rede básica de saúde um novo enfoque sobre a dependência do crack, capacitando-os a cuidar de usuários da droga e de seus familiares, para que compreendam as diversas possibilidades de tratamento e acompanhamento com vista à reinserção social, é a proposta diferenciada do Centro Regional de Referência em Crack e Outras Drogas, que começará suas atividades na UFPel em março. A Universidade é uma das 49 instituições federais de ensino superior de todo o país que estão implantando os Centros, iniciativa da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas(Senad) do Governo Federal.

“Nossa meta é formar 300 profissionais de 11 municípios da região capacitados a apoiar, acompanhar e realizar intervenções breves e motivacionais nos usuários da droga e em seus familiares”, explicou uma das coordenadoras do Centro na UFPel, a professora da Faculdade de Enfermagem Beatriz Franchini. Ela coordena o trabalho ao lado da professora Michele Mandagará.

A UFPel foi aprovada para receber o Centro após concorrer em edital lançado em dezembro. Os cursos, que devem começar no dia 25 de março com duração de seis meses a um ano, serão destinados a médicos, a profissionais da rede básica de saúde e de serviço social, de hospitais gerais e a agentes comunitários de saúde e redutores de danos. Os encontros serão mensais, realizados na UFPel e ministrados por professores da alto gabarito da própria Universidade e de outras instituições do país.

Para realizar o trabalho, a UFPel, bem como as outras Universidades contempladas com o projeto, receberá recursos na ordem de R$ 300 mil. A verba será aplicada na distribuição de material didático-pedagógico, na hospedagem e na alimentação dos alunos. O transporte até Pelotas ficará a cargo das prefeituras da região. Um dos requisitos para cursar o programa é atuar na rede de saúde do SUS e SUAS(Sistema Único de Assistência Social).

O Centro da UFPel atingirá uma região com 500 mil habitantes, formada por Pelotas, Cristal, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Piratini, Turuçu, Capão do Leão, Canguçu, Amaral Ferrador, Santana da Boa Vista e Arroio do Padre. Os outros municípios da 3ª Regional de Saúde ficarão a cargo da Furg. Esta fase dos trabalhos deverá ser executada ao longo de 2011, devendo ainda ser confirmada a continuidade das atividades para os anos seguintes.

A professora Beatriz registra que as atividades do Centro serão realizadas em combinação com outras ações e projetos já desenvolvidos na área na UFPel, como as do PET Saúde Mental, de capacitação de familiares, pesquisa sobre o perfil de usuários de crack, especialização em Saúde Mental, avaliação dos CAPS da Região Sul e pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva e Mental da Faculdade de Enfermagem. No total, são seis projetos na área que se unirão ao trabalho do Centro.

No lançamento nacional dos Centros, ocorrido no dia 17 em Brasília, feito pela presidente Dilma Roussef, estiveram presentes, além da professora Beatriz, o reitor da UFPel, professor Cesar Borges, e seu vice, o professor Manoel Luiz Brenner de Moraes. A intenção da Presidência da República é, através das instituições de ensino superior, decifrar e compreender a situação do crack, a fim de realizar ações mais eficazes de reinserção social. As atividades do Centro terão ampla divulgação. Contatos podem ser feitos pelo fone(53) 39211525.

1) Reitor, professora Beatriz e Vice-Reitor no lançamento em Brasília.

2) Ato de lançamento em Brasília.