Professor da Fiocruz palestra no pós em Química

15 de Fevereiro de 2011

Ocorrerá nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, às 10h00min, no Mini-Auditório do IQG, o seminário “PLANEJAMENTO, SÍNTESE E AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE NOVOS CANDIDATOS A AGENTES TUBERCULOSTÁTICOS CONTENDO O NÚCLEO QUINOLÍNICO”, ministrado pelo Prof. Dr. Marcus Vinicius Nora de Souza, da FIOCRUZ-FARMANGUINHOS.

Resumo do Seminário:

No campo da descoberta de fármacos, o núcleo quinolínico é uma importante classe de compostos heterocíclicos, visto que está presente em muitos produtos naturais e sintéticos, os quais possuem um amplo espectro de atividades biológicas. Neste contexto, derivados quinolínicos têm sido explorados com muito êxito, principalmente, na descoberta de novos agentes no combate a tuberculose, o que pode ser exemplificado pelas promissoras perspectivas apresentadas pela substância TMC 207, atualmente em fase II de testes clínicos. Assim sendo, o objetivo deste seminário é apresentar a importância do núcleo quinolínico no desenvolvimento de fármacos no tratamento da tuberculose, bem como pesquisas realizadas por nosso grupo de pesquisa nessa área.

Sobre o palestrante:

Marcus Vinicius Nora de Souza: Possui graduação em Química (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1994), doutorado em Química Orgânica e Biorgânica - Universite de Paris XI (Paris-Sud) - França (1999) pós-doutorado em Síntese Orgânica University of Florida (2000), pós-doutorado em síntese orgânica Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), pós-doutorado na pós-doutorado na indústria multinacional Genzyme Boston USA (2008). Atualmente é Tecnologista Pleno Superior III em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - RJ e membro permanente da Pós-graduação do departamento de química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora MG). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças negligenciadas (Tuberculose e Malária), compostos piridínicos e metodologais sintéticas.