Pidi participa do Fórum Social Mundial

10 de Fevereiro de 2011

01.JPG O Fórum Social Mundial 2011(FSM) acontece em Dakar (Senegal) entre os dias 6 e 11 de fevereiro. Uma das inovações do evento este ano é a criação de participações à distância. Com o objetivo de agregar pessoas e grupos que não podem se deslocar até lá, o FSM, através da internet, propôs discussões à distância. Grupos do mundo inteiro se inscreveram neste evento, chamado “Dakar Expandida”, para trocar experiências e propor mudanças, que serão encaminhadas ao Fórum, via salas de bate-papo.

Na manhã da última terça-feira (8), sob a coordenação do professor Florismar Thomáz, participaram deste encontro integrantes do Fórum Social Mundial, direto de Senegal, representantes do Posto Fraget e profissionais ligados ao PIDI.

Segundo a coordenadora do PIDI, Julieta Fripp, o objetivo da atividade é compartilhar experiências. “Principalmente daqueles que estão vivenciando o que está acontecendo em Dakar”, afirmou.

O grupo reunido no PIDI, composto pela equipe do programa, residentes da Multiprofissional do Hospital Escola, ONG Casa Vida e AAPECAN, tiveram, entre outras propostas, a iniciativa de participar da rede do epidemiologista Armando de Negri, que preconiza a universalização da seguridade social no mundo e através da rede “EmComun”, divulgar a importância da regulamentação da portaria 2529 do Ministério da Saúde, de 2006, que até hoje não foi feita e que institui a internação domiciliar no âmbito do SUS.

Quarta-feira pela manhã aconteceu o terceiro encontro policêntrico, com o tema Cultura e Educação Transformadoras, com participantes do Brasil, Espanha e Senegal.

Os encontros podem ser assistidos pelo site http://www.ustream.tv/channel/fsm-ext-rede-emcomun.