Projeto de pesquisa conjunta entre Brasil e Canadá oferece bolsas para estudantes de doutorado

31 de Janeiro de 2011

O Escritório Regional do Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional (DFAIT), Departamento de Inovação, está divulgando o concurso para participar de projeto de pesquisa conjunta em equipe entre instituições canadenses e brasileiras de ensino superior (nível de doutorado).

O projeto em questão insere-se no contexto do Acordo sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado em novembro de 2008. O Acordo visa a promover uma maior colaboração em pesquisa e desenvolvimento (P & D) entre Brasil e Canadá em áreas de interesse mútuo, incluindo aeroespacial, agricultura, biotecnologia, nanotecnologia, medicamentos, informação e tecnologia de comunicações e de desenvolvimento de energia renovável. Em agosto de 2010, para estimular a mobilidade acadêmica e a cooperação científica entre os dois países, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o DFAIT e a CAPES -Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Brasil.

O “Prêmio Brasil-Canadá - Projeto de Pesquisa Conjunta” é a primeira iniciativa a ser lançada no âmbito do MoU. O objetivo do presente concurso é fornecer bolsas de estudo para alunos de doutorado de modo a apoiar projetos de pesquisa orientada em equipe entre instituições canadenses e brasileiras de ensino superior em áreas-chave da cooperação bilateral, incluindo administração democrática, prosperidade e segurança, bem como ciência e tecnologia. Os projetos devem consistir em pesquisas colaborativas e prever posterior publicação e, assim, apoiar os objetivos do Acordo de Cooperação entre Brasil e Canadá na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. O prazo para inscrição termina no dia 31 de março de 2011 e o projeto prevê duração de 24 meses.

Mais informações: