Nova direção da Faem promete repensar o perfil acadêmico da unidade

25 de Janeiro de 2011

Ao assumir o cargo nesta terça-feira(25), o novo diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), professor Ledemar Carlos Vahl, disse que o momento é de repensar a unidade e traçar uma agenda para o futuro, reavaliando o perfil profissional que a sociedade precisa, a inserção da Faculdade na comunidade regional e readequando os quadros docente e administrativo, o que interfere na própria estrutura da unidade. Vahl terá como vice-diretor o professor Paulo Dejalma Zimmer.

O ato foi presidido pelo reitor Cesar Borges, que dividiu as atribuições com o vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, docente da Faem e, portanto, identificado com todas as demandas da unidade.

Na oportunidade, a diretora que deixa o cargo, professora Tânia Beatriz Gamboa Morselli, fez diversos agradecimentos, contemplando funcionários, chefes de departamentos, Conselho Departamental e colegiados, bem como ao vice de sua gestão, professor Ângelo Vieira dos Reis, em cuja conduta destacou os princípios de honestidade, lealdade e dedicação ímpar. Ela enalteceu também o apoio da administração superior da UFPel, “que lhe permitiu concluir a gestão com ânimo, fôlego e coragem”.

O novo diretor lembrou o período de sua primeira gestão à frente da Faem, no quadriênio 1997/2001, e admitiu que, passada uma década, a unidade vive uma nova fase. Apesar da diminuição no número de docentes e de servidores técnico-administrativos, em função das aposentadorias, há uma renovação no quadro docente – 25% dos professores com menos de oito anos de casa. O número estudantes saltou de 550 para quase mil e os programas de pós-graduação, de cinco, passaram a ser sete.

Vahl destacou também a qualificação do corpo docente, todos com doutorado, e a produção intelectual da unidade, que, segundo ele, mais do que duplicou. “Hoje há mais recursos a serem geridos, apesar das dificuldades impostas pelo pregão eletrônico”, observou. Ele deixou claro que o plano de desenvolvimento a ser traçado pela Faem deve estar em sintonia com as diretrizes gerais da Universidade.

Em seu breve pronunciamento, antes de transmitir a palavra ao vice-reitor, Cesar Borges agradeceu pelo trabalho da ex-diretora Tânia Morselli, destacando sua fidelidade para com a UFPel. Assegurou total apoio à nova direção e disse que as palavras proferidas pelo professor Ledemar Vahl refletem o anseio das demais unidades acadêmicas. “Seu discurso é uma peça preciosa para esse debate”, afirmou, em alusão ao plano de desenvolvimento institucional que a Universidade necessita elaborar, por exigência do Plano Nacional de Educação.

“É próprio do momento de um novo ciclo administrativo estabelecer os desafios e as condições para a sua superação”, disse o professor Manoel Moraes, ao encerrar a cerimônia. “Como unidade pioneira, a Faem é chamada á trabalhar na consolidação do Reuni”, concluiu, referindo-se a segunda e terceira fases do Programa, que preveem a reforma administrativa e a reforma curricular.