Divulgada a lista de aprovados do Pave

14 de Janeiro de 2011

_mg_79911.jpg Em cerimônia realizada no final da manhã desta sexta-feira(14), na sede dos Conselhos Superiores da UFPel (Lyceu), foi divulgada à Imprensa, a escolas e  estudantes presentes a relação de alunos aprovados na terceira etapa do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), que teve 501 inscritos. O listão está disponível no site http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/pave/, onde os candidatos das três etapas do Programa também podem consultar seus boletins de desempenho.

Ao presidir o ato, o reitor Cesar Borges agradeceu às instituições de ensino da cidade e região, já integradas a esse sistema adicional de avaliação, que se soma ao Sistema de Seleção Unificada(SiSU) como mecanismo de acesso ao ensino superior na UFPel. Revelando a preocupação da Universidade em estimular a qualificação do Ensino Médio, ele lançou a ideia da criação de um grupo de estudos destinado a elaborar propostas e ações nesse sentido, com a participação da Coordenadoria Regional de Educação, secretarias municipais e educandários da região.

_mg_80261.jpg Coube ao vice-reitor Manoel Luiz Brener de Moraes a entrega das listagens aos representantes da Imprensa e escolas presentes. Na oportunidade, Cesar Borges destacou os candidatos que obtiveram as cinco primeiras colocações, definindo como positiva a obtenção do primeiro lugar geral por um estudante inscrito no curso de Ciência da Computação – Lucas Mendonça de Souza Xavier. Os outros alunos que obtiveram as demais classificações buscam vaga nos cursos de Medicina (segundo, quarto e quinto lugares) e Direito (terceiro lugar).

Para o professor Cláudio Duarte, diretor executivo do Centro Especializado em Seleção, órgão da UFPel encarregado da elaboração e execução de concursos, a solenidade teve o significado de prestação de contas. “O Pave, como um processo seletivo adicional, proporciona uma avaliação mais cautelosa dos estudantes, oferecendo um instrumento de avaliação às escolas de ensino médio”, observou, destacando o aumento gradual no número de candidatos.

Outro aspecto destacado foi a ampliação de oportunidades de acesso à Universidade para estudantes da região. Segundo ele, há o interesse da administração superior da Universidade em aumentar o número de vagas do Programa. Atualmente, dez por cento das vagas oferecidas pela UFPel estão destinadas ao Pave.

Cláudio Duarte, que esteve afastado da direção do CES por impedimento pessoal e agora reassume o cargo, observou ainda que o processo transcorreu sem incidentes, graças à seriedade e competência dos servidores envolvidos.