Egressa da UFPel é a primeira mulher aprovada na SBQ

30 de Dezembro de 2010

rostanda.jpgO Exame para obtenção de título de Membro Titular do ano de 2010 da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril (SBQ) aconteceu no dia 23 de setembro e teve um resultado histórico para a SBQ e também para a UFPel. A primeira mulher aprovada na história das avaliações da SBQ foi a Dra. Rostanda Meireles, graduada em Medicina pela UFPel.

Dentro do processo de seleção, acontecerão reuniões virtuais entre os membros e provas oral e escrita. A avaliação, que teve 39 examinadores e 57 candidatos, foi considerada um sucesso pela SBQ. “A prova foi muito bem elaborada, já que neste ano, tivemos a prova teórica e banca examinadora. Dessa forma, a avaliação dos candidatos foi completa”, explicou Rostanda.

A prova escrita foi composta por cinqüenta questões objetivas e a prova oral teve dez situações clínicas que avaliaram as patologias mais usuais do cirurgião de quadril. “Fiquei muito feliz em ser a primeira mulher a ser aprovada na prova da SBQ”, disse Rostanda.

Rostanda Meireles é médica formada pela UFPel em 2001, fez sua Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Pompéia em Caxias do Sul em 2005 e em 2009 fez a especialização em Cirurgia do Quadril adulto pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente reside em São Paulo e é ortopedista no Hospital São Luiz e Hospital São Paulo da Unifesp.