Projeto Educação em Saúde na Comunidade avalia ações no Programa Vizinhança em 2010

3 de Janeiro de 2011

vizinhanca-enfermagem.JPG O projeto “Educação em Saúde na Comunidade”, da Faculdade de Enfermagem, contabiliza o êxito obtido nas atividades desenvolvidas através do Programa Vizinhança no ano de 2010.

enferm-vizinhanca.jpg Durante o ano, 140 famílias da comunidade vizinha ao campus Porto da UFPel foram visitadas com o objetivo de abordar  Educação em Saúde em domicílio.  Entre as atividades realizadas, destacam-se oficinas para o grupo de mulheres da comunidade da vila Ambrósio Perret, com temas sobre  mulher e família e fatores de risco à saúde, num total de quatro. Além disso, foram realizadas  palestras na Escola Municipal Ferreira Viana, abrangendo  turmas de 5ª à 8ª séries, com temas  relacionados à Sexualidade, Gravidez na Adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

foto-enferm-vizinhanca1.jpg Em atividades interdisciplinares, o projeto colaborou com o curso de Medicina Veterinária, através da realização de consultas de Enfermagem para a comunidade, onde mais de 30 pessoas foram atendidas. Como produção acadêmica, houve a participação no Seminário Extensão Universitária da Região Sul, através de um resumo simples do projeto e oficina temática das ações do Programa Vizinhança.

Foram enviados dois resumos expandidos ao Congresso de Iniciação Cientifica (CIC) da UFPel, um resumo simples ao CIC da Católica e produção de um artigo sobre as ações da Enfermagem no Programa Vizinhança para a Revista de Enfermagem da UFPel  (REns).  Para avaliar o projeto foram aplicados questionários em 25% das famílias visitadas, bem como entre o grupo de mulheres e alunos da escola municipal presente no dia da avaliação.  As perguntas abordadas referiram-se à percepção dos moradores, alunos e grupo de mulheres quanto às atividades do projeto, bem como sugestões para o próximo ano.

vinhanca-enferm.jpg As atividades do projeto retornarão em março de 2011, sendo que haverá processo seletivo para os alunos que se interessarem em colaborar com as ações. O projeto teve como orientadora a professora Janaína Quinzen Willrich. Atuaram como colaboradores os professores Luciane Prado Kantorski, Valéria Coimbra e Michele Mandagará. Os alunos colaboradores foram: Elitiele Ortiz, Beatriz Antunes, Janaína Suzielem, Natália Timm, Greice Matos, Cristiane kenes e Daniele Leites.