O Exame para obtenção de título de Membro Titular do ano de 2010 da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril (SBQ) aconteceu no dia 23 de setembro e teve um resultado histórico para a SBQ e também para a UFPel. A primeira mulher aprovada na história das avaliações da SBQ foi a Dra. Rostanda Meireles, graduada em Medicina pela UFPel.
Dentro do processo de seleção, acontecerão reuniões virtuais entre os membros e provas oral e escrita. A avaliação, que teve 39 examinadores e 57 candidatos, foi considerada um sucesso pela SBQ. “A prova foi muito bem elaborada, já que neste ano, tivemos a prova teórica e banca examinadora. Dessa forma, a avaliação dos candidatos foi completa”, explicou Rostanda.
A prova escrita foi composta por cinqüenta questões objetivas e a prova oral teve dez situações clínicas que avaliaram as patologias mais usuais do cirurgião de quadril. “Fiquei muito feliz em ser a primeira mulher a ser aprovada na prova da SBQ”, disse Rostanda.
Rostanda Meireles é médica formada pela UFPel em 2001, fez sua Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Pompéia em Caxias do Sul em 2005 e em 2009 fez a especialização em Cirurgia do Quadril adulto pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente reside