Pesquisador do LNLS palestra no Mestrado em Química nesta segunda(13)

13 de Dezembro de 2010

O dr. Mateus Borba Cardoso, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), estará proferindo a Palestra Síntese e caracterização de compósitos complexos com possíveis aplicações biomédica nesta segunda-feira(13), às 10h, no Mini-Auditório do Instituto de Química e Geociências (IQG/UFPel).

O palestrante possui graduação (2000) e mestrado pela Universidade Federal de Pelotas (2003), doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) com período co-tutela na Université Joseph Fourier (França) e pós-doutorado no Oak Ridge National Laboratory/EUA (2008-2009).

Atualmente é Químico Pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron onde coordena a linha SAXS2 e os laboratórios de química além de desenvolver pesquisa relacionada (1) a obtenção de sistemas inteligentes para liberação controlada de fármacos e (2) ao estudo estrutural dos grânulos de amido. É revisor dos periódicos Food Chemistry, Carbohydrate Polymers e Journal of Agricultural and Food Chemistry. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) síntese de nanoesferas e nanogeis através de via sol-gel para liberação controlada de fármacos; (2) síntese e caracterização de materiais magnéticos recobertos com sílica para aplicação conjunta de hipertemia e liberação de fármacos para tratamento de câncer; (3) extração e modificação de amido para estudos estruturais e (4) modelagem de dados de espalhamento de raios-X.

RESUMO DO SEMINÁRIO: Síntese e caracterização de compósitos complexos com possíveis aplicações biomédica
Neste seminário serão discutidas estratégias de síntese sol-gel que produzem compósitos complexos com possíveis aplicações biomédicas. Devido a sua organização em múltiplas escalas, esses materiais foram caracterizados através das técnicas de microscopia (MEV e MET), espalhamento a baixos ângulos (raios-X e nêutrons) e adsorção-dessorção de nitrogênio a fim de reconstruir a organização tridimensional desses compósitos. Compósitos formados por sílica-lisozima (emprego promissor no recobrimento de materiais cirúrgicos), sílica-fármacos (aprisionamento e liberação de antitumorais) e sílica-quitosana (utilizado no crescimento de neurônios) serão apresentados.