Perspectivas para a faixa de fronteira: Ministros assistem palestra do reitor Cesar Borges em Brasília

13 de Dezembro de 2010

cesar-borges.JPG O reitor Cesar Borges foi um dos palestrantes do Painel Fronteira e Realidades Regionais, que integrou a programação do Seminário Perspectivas para a Faixa de Fronteira, realizado na última semana, em Brasília. Em sua palestra “A fronteira e a atuação da Universidade Federal de Pelotas”, o reitor relatou as diversas ações de intercâmbio e cooperação desenvolvidas pela instituição em municípios que fazem fronteira, especialmente com o Uruguai.

A exposição foi assistida pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Felix; pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha; pelo ministro da Integração Nacional, João Reis Santana Filho; e pelo consultor-geral da União, Ronaldo Vieira.

O painel, que evidenciou também as experiências sobre atuação em áreas de fronteira das universidade federais de Roraima e do Mato Grosso do Sul, foi mediada pela pesquisadora e colaboradora do Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, professora Gladys Bentancor.

A UFPel foi convidada a participar do evento como reconhecimento à sua efetiva participação e envolvimento em várias atividades na temática do Mercosul, bem como à sua posição geográfica estratégica e às inúmeras iniciativas integracionistas lideradas por Cesar Borges desde a  sua primeira gestão como reitor da instituição, entre as quais destacam-se a criação do Centro de Integração do Mercosul, em 1995, as atividades de responsabilidade da UFPel no Tratado da Lagoa Mirim, a recente criação do Núcleo de Estudos Fronteiriços, além dos projetos em andamento/futuros: Unidades Fronteiriças de Saúde e o Polo Multicultural Mercosul-União Europeia.