Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Doutorando da Epidemiologia recebe Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito

29 de Novembro de 2010

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE), Giancarlo Bacchieri, receberá na próxima quinta-feira (02/12) o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito na cidade de Curitiba – PR, por seu trabalho intitulado “Projeto Ciclovida – Uma intervenção comunitária para prevenir acidentes de trânsito”.

O trabalho premiado foi parte da tese do doutorando e teve orientação do Prof. Dr. Aluísio Barros.

O Projeto Ciclovida é um estudo de intervenção comunitária, objetivando implementar e avaliar o impacto de uma intervenção para prevenir acidentes de trânsito com trabalhadores ciclistas. Participaram do projeto 1133 trabalhadores, de cinco bairros da cidade. Esses trabalhadores foram acompanhados durante 10 meses, via ligações telefônicas mensais, visando medir a ocorrência de acidentes que, porventura, tenham sofrido. Periodicamente, grupos desses trabalhadores foram convidados a participar de uma reunião (intervenção) onde foi realizada palestra com apresentação de vídeo* com dicas de como evitar acidentes, distribuição de cartilha educativa e de colete refletivo. Na mesma ocasião, foi realizada revisão nos freios e instalados sinalizadores nas bicicletas, tudo gratuitamente. Os resultados da pesquisa, baseados na comparação do número de acidentes ocorridos com os ciclistas nos períodos antes e depois dos mesmos terem participado da intervenção, mostraram não haver qualquer modificação significativa na ocorrência de acidentes, quando comparados os dois períodos. Os resultados indicam que ações baseadas em componentes educacionais e na promoção do uso de equipamentos de segurança ativa, podem não ter capacidade de reduzir acidentes. Esses resultados reforçam a tese de que o número de acidentes de trânsito só diminuirá consideravelmente com ações que também incluam melhorias na infra-estrutura viária para o deslocamento dos ciclistas (construção de ciclovias e ciclofaixas) e aplicação da legislação, com fiscalização sistemática e abrangente, principalmente voltada aos veículos motorizados.

Já foram publicados 2 artigos científicos: um no periódico Accident Analysis and Prevention, intitulado “Cycling to work in Brazil: Users profile, risk behaviors, and traffic accident occurrence”(Abstract) e outro com o título “Intervenção comunitária para prevenção de acidentes de trânsito entre trabalhadores ciclistas”(PDF) publicado na Revista de Saúde Pública.

Nesta 18ª edição do prêmio, foram 254 trabalhos de 114 cidades e 19 estados, inscritos nas categorias Motoristas profissionais, Transportadoras (cargas e passageiros), Empresas, Cidades, Imprensa e Geral. Foram premiados 36 trabalhos, sendo seis vencedores nacionais e 24 vencedores regionais, e conferidas seis menções honrosas. A cerimônia será realizada a partir das 19h30, no Teatro Paulo Autran, no shopping Novo Batel.

Segundo a coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, Anaelse Oliveira, o prêmio foi instituído em 1987 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a dramática situação do trânsito brasileiro e incentivar, descobrir e dar conhecimento público às boas práticas de segurança nesta área, gerando um efeito multiplicador para ações similares.

*O vídeo educativo do Projeto Ciclovida pode ser visualizado nos links: Parte 1 - Parte 2

Fonte: Setor de Comunicação - CPE

Seção: Notícias