Flautista franco-brasileira faz apresentações em Pelotas e ministra aulas e palestra no Conservatório de Música

22 de Novembro de 2010

cartaz-odete-grafica.JPG Entre os dias 24 e 28 de novembro, a flautista Odette Ernest Dias estará em Pelotas para desenvolver uma série de atividades no Conservatório de Música, dentro do projeto “Série Artistas Convidados”, coordenado pela professora Joana Holanda.

Aluna do Conservatório de Paris, classe do professor Gaston Crunelle, ganhou o Concurso Internacional de Genebra em 1951, onde, por unanimidade, recebeu a Primeira Medalha. Detentora de um currículo de grande relevância à história da música no Brasil, francesa, naturalizada brasileira, tem uma importante participação no processo de formação de um número muito grande de músicos no Brasil. Veio para o Brasil em 1952, a convite do Maestro Eleazar de Carvalho, para integrar-se à Orquestra Sinfônica Brasileira.  De 1974 a 1994 foi professora na UnB, exercendo uma influência expressiva sobre o comportamento de seus alunos. Atualmente, aos 81 anos, é professora no Conservatório Brasileiro de Música e na Pró-Arte, ambos no Rio de Janeiro. Paralelamente também vem atuando como concertista.

Além das aulas e palestras, a flautista vai se apresentar na Catedral do Redentor (Igreja Cabeluda) na quinta-feira (25), às 20h. No domingo (28), às 19h, ela se apresenta com o NuMC/UFPel no Conservatório de Música. Ambas apresentações têm entrada franca.

Este evento conta com a colaboração do professor Raul Costa d’Avila, flautista e professor do Conservatório de Música, autor da tese “Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva pedagógica”, defendida em 2009 no PPGMUS/UFBA, com apoio da PRPGP/UFPel e CAPES.