Exergames: um novo exercício para a Educação

22 de Novembro de 2010

Aliar a prática de Exergames à educação foi o desafio proposto por grupo de pesquisadores da zona sul durante o IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) ocorrido entre os dias 8 e 10 de novembro em Santa Catarina.

O artigo intitulado “Cultura digital e Educação Física: problematizando a inserção de Exergames no currículo” recebeu menção honrosa no evento, destacando-se como o melhor trabalho na trilha Jogos & Cultura. A autoria é de César Augusto Otero Vaghetti (aluno do doutorado em Educação e Ciências da Furg), Silvia Silva da Costa Botelho (professora-doutora integrante do Núcleo de Automação e Computação/Nautec da Furg) e Rosária Ilgenfritz Sperotto (professora-doutora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFPel e coordenadora do grupo de pesquisa “Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação”).

O trabalho apresentado em Florianópolis é fruto de pesquisas realizadas por Vaghetti durante o desenvolvimento da sua tese, baseada na mesma temática. Formado em Educação Física, o pesquisador busca utilizar os benefícios da prática do exergame como uma nova ferramenta educacional, principalmente para as Ciências da Saúde. Possibilitando que o jogo seja utilizado como Ambiente Virtual de Aprendizagem para áreas como Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, entre outras.

Com o tema “Games na Educação”, César Vaghetti e Rosária Sperotto estarão presentes na próxima quarta-feira, dia 24, no “Café das Seis”, evento promovido pela Universidade Católica de Pelotas que se propõe a debater os principais desafios para a educação em relação às novas tecnologias. Na ocasião estarão abordando o tema do trabalho ganhador em Santa Catarina.

Serviço:
Café das Seis – “Games na Educação” – dia 24/11 às 18h na UCPel (sala 425C).

Exergames – gênero de jogo eletrônico que permite ao usuário ter a experiência concreta do movimento de diversos esportes. Possibilitando o desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras, graças à possibilidade de emulação perceptiva e de atuação, propiciada por mecanismos de realidade virtual e tecnologias de rastreio e atuação. Alguns exemplos atualmente disponíveis no mercado são o Nintendo Wii, XBOX e Play Station. SBGHames é o mais importante evento de pesquisa e desenvolvimento na área de jogos de computador e entretenimento digital da América Latina. Reunindo cientistas, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Promovido pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela AbraGames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos.

*Mais informações podem ser obtidas diretamente com a professora Rosária Sperotto através do telefone (53) 8111-1400 e/ou e-mail ris1205@gmail.com.