O trabalho intitulado Vitamin or mineral supplement intake and the risk of head and neck cancer: pooled analysis in the INHANCE consortium de autoria de Qian Li e coautoria da pesquisadora Ana Menezes, da UFPel, com o grupo do International Agency of Research on Câncer (IAR), Lyon, França), recebe prêmio no American Head and Neck Society 2010 Research Workshop em Arlington, Virginia, EUA, que ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro.
O câncer de cabeça e pescoço (HNC) é uma importante causa de morbimortalidade, acometendo mais de meio milhão de pessoas a cada ano, mundialmente. A alta ingesta de frutas e vegetais é fator de proteção para este tipo de câncer; entretanto, não está definido na literatura se suplemento de vitamina e de minerais está associado com diminuição de risco para HNC.
Estudo multicêntrico com cerca de 7.000 casos de câncer (HNC) e 8.000 controles, no qual a cidade de Pelotas foi um dos centros participantes, mostrou que o consumo de vitamina C esteve associado com redução do risco para câncer de cabeça e pescoço (OR=0.76, 95%CI=0.59-0.96) e o uso de vitamina E mostrou-se fator protetor para câncer de cavidade oral (OR=0.64, 95%CI=0.42-0.97). Este foi o primeiro estudo de caso-controle com grande número de participantes mostrando proteção da vitamina C e do cálcio para estes cânceres.