Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Pesquisadores visitam o Hospital Escola UFPel/FAU para acompanhar projeto internacional

29 de Outubro de 2010

bebe-fau-1.JPG O Hospital Escola UFPel/FAU recebeu na última quarta-feira (27) a visita de dois especialistas que vieram acompanhar de perto o andamento de uma pesquisa que está sendo realizada desde abril no hospital. O especialista em Antropologia Física, dr. William Cameron Chumlea da Escola de Medicina da Wright State University, Dayton, EUA e a dra. Leila Cheikh Ismail, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Oxford, Reino Unido trabalham no projeto chamado Intergrowth 21st, um estudo internacional sobre crescimento fetal e do recém-nascido  que está sendo desenvolvido em diversos países.

A pesquisa, que é desenvolvida simultaneamente na China, Itália, Índia, África, Oman, Inglaterra, Estados Unidos, tem Pelotas como a única cidade do Brasil e da América Latina a participar. Este projeto irá resultar na Curva Padrão Internacional de Crescimento Fetal e do Recém-nascido, a ser utilizada pela Organização Mundial de Saúde. A meta é determinar novos padrões descrevendo o crescimento fetal normal e o estado nutricional do recém-nascido, e correlacioná-los ao risco neonatal. O objetivo da visita era supervisionar e coordenar a padronização dos métodos e instrumentos utilizados pelas entrevistadoras para as medidas antropométricas no estudo transversal de recém nascidos, além de cumprirem  uma agenda de reuniões com os pesquisadores locais. “Viemos observar a forma como está sendo realizada a pesquisa aqui e eventualmente corrigir algum erro. Ficamos muito satisfeitos, pois tudo está sendo feito de forma correta. Não temos reclamações”, comentou o professor Chumlea. “Visitamos todos os países que participam deste projeto e diferente de outros locais, aqui percebemos que a população conhece e sabe da importância da pesquisa. Isto é muito positivo para nós e para o andamento do trabalho, os pais entendem e aceitam bem”, comentou Leila Ismail. “Além disso, aqui fomos muito bem recebidos, agradecemos toda a atenção de vocês”, acrescentou.

Este estudo deve ser finalizado em maio do ano que vem e segundo os pesquisadores, irá fazer com que melhore a atenção à saúde das crianças e seu estado nutricional.

Seção: Notícias