Veterinária promove ação na comunidade vizinha do campus Porto

28 de Outubro de 2010

acao-veterinaria.JPG Acreditando que as estratégias de prevenção e controle da saúde dos animais de estimação, assim como a orientação sobre o bem estar animal em intervenções na comunidade são imperativas nos dias atuais, professores e alunos do Departamento de Clínicas - Hospital Veterinário da Faculdade de Veterinária promoveram a 1ª Ação de Promoção e Prevenção da saúde de pequenos e grandes animais na comunidade vizinha ao Campus Porto da UFPel.

Foram atendidos 50 cães e 40 equinos durante a tarde do último domingo (23). A intervenção consistiu no exame clínico e aplicação de vermífugos nos animais, além da aposição de microchip de identificação na população de equinos presentes. A posse responsável de animais de estimação e os riscos de transmissão de zoonoses foram assunto de orientação à população. Também estavam presentes alunos do Curso de Enfermagem, realizando a aferição da pressão arterial na população da comunidade.

A ação faz parte do Programa Vizinhança, em integração com o projeto Ação Interdisciplinar a Carroceiros e Charreteiros na periferia de Pelotas. Estas atividades consistem em iniciativas da UFPel de promover intervenções com a comunidade vizinha ao Campus Porto. Os objetivos contemplam intervenção que promovam melhorias na qualidade de vida desta comunidade, a partir de orientações e ações práticas, assim como proporcionam a vivência dos acadêmicos com a realidade da população.