Engenharia Sanitária e Ambiental discute Desastres naturais e problemas ambientais

28 de Outubro de 2010

A II Semana Acadêmica Integrada do Centro de Engenharias teve o seu início na tarde da segunda-feira(25). Ao longo da semana, cada curso desenvolve uma programação, como palestras, mini-cursos e visitas técnicas, voltada para a sua área de atuação.

Na terça-feira (26), no Centro de Integração do Mercosul, como parte integrante da II Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária e Ambiental, ocorreu um Mini-curso, pela manhã, e uma palestra à tarde. As atividades foram apresentadas pelo professor Masato Kobiyama, coordenador do Laboratório de Hidrologia, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, tratando do “Desastres naturais e problemas ambientais”. O auditório do Centro de Integração do Mercosul estava lotado por estudantes e professores do curso, além de profissionais ligados à área ambiental.

Os tópicos abordados pelo professor Masato Kobiyama foram, entre outros, inundações e escorregamentos que são, convencionalmente, tratados como desastres naturais. Entretanto, eles resultam de muitos casos de fatores antropogênicos. Conforme o palestrante, as inundações e os escorregamentos são fenômenos puramente naturais. Quando esses fenômenos geram danos à sociedade, são chamados desastres.

O pesquisador disse que o aumento das ocorrências de desastres deve estar associado com ações humanas como o crescimento populacional, a exclusão social, a expansão urbana, o aumento de áreas impermeáveis, a ocupação de encostas muito inclinadas, o aumento do número de pessoas em áreas de risco, entre outros. Assim, a magnitude e a frequência das ocorrências dos desastres naturais podem ser facilmente elevadas sem mudança climática, mas sim com ações humanas inadequadas.