Treinamento Portal da Capes

26 de Outubro de 2010

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Setor de Periódicos do Núcleo de Bibliotecas estará promovendo o TREINAMENTO PORTAL da CAPES, conforme programação.

Local: Auditório da Faculdade de Direito

Inscrições - treinamento.db@ufpel.edu.br

Dados - Nome completo - email - Departamento

DIA 30 de Novembro 14 h

Web of Knowledge Plataforma multidisciplinar que permite pesquisar as distintas bases de dados assinadas de maneira individual ou conjunta. Permite a criação de uma área de trabalho pessoal onde é possivel salvar alertas.

Web of Science Base de dados de periódicos . Indexa aproximadamente 11.500 revistas de diversas editoras do mundo. Abrânge as ciências, ciências sociais e artes e humanisticas. Permite pesquisar por citações. Dependendo da assinatura das instituições, fornece acesso aos “Proceedings Index” com informação sobre conferências, simposios nas disciplinas das ciências e ciências sociais.

Journal Citation Reports Base de dados estatísticos sobre periódicos. Fornece métricas deriadas de dados de citação que permiten a avaliação de revistas indicando a influência e impacto das mesmas. Inclui revistas da ciências e ciências sociais.

Endnote Web Gerenciador bibliográfico que permite a organização, recuperação e compartilhamento de referências bibliográficas asim como a sua utilização mediante inserção automática durante a produção de documentos com Microsoft Word.

1 de dezembro 9h às 11:30

ICE ICE Proceedings e Journals, publicados pela Thomas Telford, constituem periódicos especializados que caracterizam novas pesquisas e estudos de casos práticos dentro da Engenharia Civil. Cobrem todas áreas correlatas da Engenharia Civil e assuntos correlacionados.

Science AAAS Oferece a revista Science Magazine , cobrindo todas as áreas da ciência, a publicação Science Signaling (sinalização celular) e a publicaçãoScience Translational Medicine.

IOP Coleção de periódicos na área de Física publicados pelo Institute of Physics (IOP) e outras sociedades científicas e profissionais.Vale considerar que a Física é uma disciplina básica para diversas outras áreas da ciência, como Química, Fisiologia, Medicina, etc.

ACS A Divisão de Publicações da American Chemical Society oferece à comunidade científica mundial uma coleção completa dos periódicos daquela instituição, com publicações nas áreas de Química, Bioquímica e Biofísica, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Sanitária, Ciências Ambientais e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Artigos publicados a partir de 1896 da ACS estão disponíveis aos usuários do Portal.

AR - Annual Reviews Coleção completa dos Annual Reviews com a síntese da literatura científica em todas as áreas do conhecimento. Apresenta artigos em formato de revisão da literatura de um determinado campo de estudo.As revisões estão divididas em três grupos principais: Ciências da Vida e Biomédicas, Ciências Físicas e Ciências Sociais.

HWP (HighWire Press) Acesso on-line a publicações de universidades e de sociedades científicas, nas diversas áreas das ciências.Os editores estão agrupados em cinco grupos: Ciências Biológicas, Humanidades, Ciências Médicas, Ciências Físicas e Ciências Sociais.

ASTM A American Society for Testing and Materials - ASTM International oferece mais de 12 mil normas técnicas ativas aplicáveis a materiais, sistemas, produtos e serviços. As normas são utilizadas na padronização das áreas de design, produção industrial e comércio. Está disponível, também, a Digital Library com periódicos em texto completo, Special Technical Publications (STP) - publicações técnicas especiais apresentadas em simpósios organizados pelos Comitês Técnicos da ASTM, manuais (informações práticas) e monografias (informações técnicas avançadas) da Sociedade.

ACM A Biblioteca Digital da ACM é um repositório de documentos em texto completo, publicados pela Association for Computing Machinery (ACM) e por entidades associadas. A coleção inclui periódicos científicos, revista, transactions e anais de conferências e congressos com artigos de pesquisa nas áreas de computação e tecnologia da informação.

14h às 15:30

Bases de Dados Portal de Periódicos CAPESSciFinder Serviço de acesso ao Chemical Abstracts On-line, base de dados da American Chemical Society - ACS, sobre pesquisa científica publicada, em especial para a área de químicÁreas: Engenharia e Química Aplicada, Química Geral, Física, Ciências Médicas, Polímeros, Ciências dos Materiais, Ciências Geológicas, Agricultura