Nicho do Conhecimento Pedagógico – PIBID e PRG

26 de Outubro de 2010

formacao-de-professores-2.JPG Com a pretensão de contribuir com a formação docente dos integrantes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e demais estudantes dos cursos de licenciatura da UFPel, a partir da leitura reflexiva de obras pedagógicas que abordam temas intrigantes da área da Educação, está sendo realizado, via Pró-Reitoria de Graduação, o projeto de ensino denominado “Nicho do conhecimento pedagógico”.

Após a leitura e análise crítica sobre esses temas, os mesmos são apresentados à comunidade acadêmica da UFPel, de maneira dinâmica e reflexiva, pelos bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As apresentações ocorrem todas as segunda-feiras, às 12h30min, na sala 10 do Instituto de Biologia.

Já foram discutidos temas como: O que é ser professor; Teorias de currículo, tradicional, crítico e pós-crítico; Avaliação; Aprendizagem cognitiva. Ainda serão apresentados os temas Como o sujeito aprende; A importância das aulas experimentais no ensino de ciências; Sexualidade: diversidade de manifestações dentro da escola; Educação popular; Inclusão na escola; EJA. Trata-se de um projeto aberto à toda comunidade acadêmica. Todos são bem-vindos.