Projeto Quilombo apresenta 1ª Mostra Navegando em Cena

22 de Outubro de 2010

p1010254.JPGnavagantes-004.JPG Será realizada neste sábado(23), às 16h, no Teatro do Círculo Operário Pelotense (COP), com entrada franca, a 1ª Mostra Navegando em Cena, protagonizada pelo Projeto Quilombo, apresentando os esquetes (pequenas peças) criados pelas crianças e adolescente do projeto.

navagantes-016.JPG O “Quilombo” é um projeto de extensão da UFPel, desenvolvido com crianças e adolescentes carentes do bairro Navegantes, Pelotas. Sua ação é de formação complementar, isto é, a de construção de espaços e tempos para a livre expressão, criatividade e consciência de cidadania através do teatro e de reflexões sobre a condição humana, políticas públicas e sociais.

Ao longo destes primeiros sete meses de sua existência, o Quilombo já conta com quatro grupos teatrais de crianças e adolescentes que se encontram duas vezes por semana para ensaios e práticas de jogos teatrais. Recentemente, deu-se início à experiência com um grupo de teatro formado por adultos e idosos e, no próximo mês de novembro, dar-se-á os começos do piloto com grupos de dança de crianças.

Como parte do processo, conduzido por estudantes do curso de Teatro da UFPel, já foram realizadas algumas apresentações na Escola Nossa Senhora dos Navegantes, na sede do CRAS, na Faculdade de Biologia da UFPel, entre outras. Agora, com o objetivo de compartilhar esta trajetória com toda a cidade de Pelotas, o “Quilombo”, promove a “1ª Mostra Navegando em Cena”, quando serão apresentados os esquetes (pequenas peças) criados pelas crianças e adolescente do projeto.

A participação especial ficará por conta do Grupo de Idosos do Quilombo, do grupo de dança Trem do Sul, da Escola Nossa Senhora dos Navegantes, e de uma performance idealizada pelos monitores do piloto de dança.

De algum modo, o “Quilombo” se traduz como um espaço de educação para o uso adequado do tempo livre, tempo no qual a pessoa pode pensar e auto-conhecer-se em sua relação com os outros e com o mundo. Como eixo do trabalho, os âmbitos humanos da ética, de gênero, da justiça, da participação cidadã, da solidariedade e defesa ambiental, são suas partes constitutivas.

O projeto tem como coordenadores os professores Paulo Gaiger, Fabiane Tejada, Fabiane Tejada e Gustavo Duarte. Contatos: (53)9968-2606 / 3305-9419.

Os integrantes dos grupos estarão no teatro do COP a partir da 11h, de sábado, para ensaios de marcação.