Programa Vizinhança oferece curso para Manipuladores de Alimentos

15 de Outubro de 2010

dsc05818.JPGO Programa Vizinhança, desenvolvido por várias unidades da UFPel, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Faculdade de Nutrição, em parceria com a Vigilância Sanitária de Pelotas, está oferecendo o curso de Capacitação para Manipuladores de Alimentos e Boas Práticas. Além do curso, é oferecida também assessoria técnica, com orientações para implantação das normas da Vigilância Sanitária para comércio de alimentos e para locais que manipulam alimentos.

O curso ensina sobre os cuidados higiênicos que se deve ter para evitar contaminação nos alimentos e as formas de fazer a desinfecção dos alimentos. De acordo com a coordenadora do curso, professora Márcia Buchweitz, o objetivo é promover a capacitação para os moradores do entorno do Campus Porto na intenção de gerar renda para essas pessoas. “O curso é uma forma dos moradores se capacitarem para conseguirem entrar no mercado de trabalho”, disse.

Segundo a coordenadora, o mercado de trabalho é amplo, trailers, restaurantes, padarias, lanchonetes são algumas possibilidades. “Existem muitos lugares que trabalham com alimentos e essas pessoas estarão capacitadas para trabalhar em todos os lugares”, completou.

Para Carmem Lucia Silveira, que participou da segunda edição do curso e trabalha desde 2003 fazendo doces artesanais, o curso é muito importante na qualificação dos trabalhadores. “O curso melhorou o meu currículo e poderá me ajudar a conseguir uma promoção no meu serviço. Além disso, ajudará a realizar o meu sonho que é ter o meu próprio negócio de doces”, disse. Já Tainá da Costa, 16 anos, acredita que o curso ajudará a conseguir o seu primeiro emprego em uma padaria.

A assessoria pode ser solicitada por proprietários ou gerentes de lanchonete, padaria, trailer, mercearia, restaurante caseiro, restaurante comercial ou qualquer outro estabelecimento que trabalhe com alimentos. A coordenadora destaca que este serviço tem o objetivo de ajudar as empresas a se enquadrarem nas normas da Vigilância Sanitária e de melhorar as condições de higiene dos lugares que oferecem este tipo de serviço para a população. “Em nem um momento as empresas serão fiscalizadas pelos profissionais que oferecem o serviço”, completou.

Além dos serviços prestados à comunidade, os acadêmicos também ganham experiência prática com o curso, cinco alunos desenvolvem as aulas, orientados por cinco professores que complementam as atividades.

O curso está em sua segunda edição e terá outras três edições até o final do ano. Tem a duração de uma semana, é oferecido gratuitamente e ao final o aluno recebe um certificado. Cada edição disponibiliza 50 vagas. Os interessados, maiores de 16 anos, podem se inscrever na Sala 30 do Campus Porto. Mais informações pelo telefone 3921.1524.