Museu Carlos Ritter reabre em novo endereço

15 de Outubro de 2010

_mg_9622.jpgO Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter reabriu suas portas para o público em novo endereço, Rua Santa Tecla, 576. O espaço é mais amplo e oferece maior visibilidade ao acervo. Os visitantes já podem conferir o acervo de 540 aves que pertenceram a Carlos Ritter.

As aves foram taxidermizadas (empalhados) por Carlos Ritter e pertenciam ao seu acervo particular. A técnica de taxidermização preserva a forma, pele e tamanho dos animais e é conhecida como técnica de empalhar. De acordo com o secretário do Museu, Derly Pavulack, o Museu é um dos maiores do Brasil nesta categoria pelo número de espécies e pela qualidade do acervo. “Hoje, as técnicas de taxidermização evoluíram, porém as técnicas utilizadas por Carlos Ritter foram muito boas, resultando em um trabalho excepcional”, destacou.

Além das aves, o Museu também possui a coleção de mamíferos, répteis, peixes, esqueletos, fósseis e insetos que ainda estão sendo organizados no novo ambiente para a visitação do público. Os quadros entomológicos criados por Ritter ganham destaque no museu, são três mosaicos formados por centenas de insetos que harmonicamente distribuídos, formam o desenho de fachadas de prédios históricos de Pelotas e de brasões.

De acordo com o secretário o acervo possui cerca de seis mil espécies e a coleção de insetos é uma das maiores do Brasil com 4500 espécies que pertenceram ao Prof. Ceslau Maria Biezanko, importante pesquisador de insetos, que foi professor da Escola de Biologia e Veterinária Eliseu Maciel. Já o acervo osteológico (de esqueletos) foi produzido pelo professor José Eduardo Dornelles.

De acordo com Pavulack, o Museu recebe cerca de 15 mil pessoas por ano. Sendo que o novo espaço possui um auditório para recepcionar os visitantes e servir de apoio em palestras e eventos que aconteçam.

_mg_9635.jpgO Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter foi aberto ao público em 1970. Atualmente, está integrando o Instituto de Biologia da UFPel. As escolas interessadas na visitação podem agendar pelo telefone 3222.0880. O Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Carlos Ritter

Nascido em 1851 em São Leopoldo, Carlos Ritter estabeleceu-se em Pelotas e em 1870 fundou a Cervejaria Ritter & Irmão. A Cervejaria, primeiramente estabelecida na Rua Tiradentes, sobre a margem esquerda do Canal Santa Bárbara foi, em 1876, transferida para a Rua Marechal Floriano, em frente à Praça Cipriano Barcelos.

Ritter morou na atual Av. Duque de Caxias, onde hoje é a Faculdade de Medicina da UFPel. Em 1905, mandou plantar a alameda de eucaliptos ao longo da atual Av. 20 de Setembro.

Dedicou-se a colecionar aves taxidermizadas e insetos. Em 1926, após o seu falecimento, sua esposa doou à Escola de Agronomia todo o acervo de Ritter.