Em comemoração à Semana do Turismo de Pelotas, no dia 29 de setembro, o curso de Bacharelado em Turismo, desenvolveu ações voltadas à educação patrimonial na Praça Coronel Pedro Osório, ações essas que utilizam o lúdico como ferramenta, para trabalhar temas como patrimônio, turismo e cidadania.
Neste processo educativo atuam os projetos de extensão Turismo, Educação e Cidadania e Ludoteca do Turismo, que possuem por objetivo a educação patrimonial a partir do conhecimento, da apropriação e da valorização do bairro, da cidade, levando a conscientização da necessidade de preservação e ao entendimento das histórias e das memórias que integram esse contexto cultural.
As crianças que brincavam na praça tiveram oportunidade de “aprender brincando”, através de jogos como Memória-Patrimônio de Pelotas, Trilha-Descobrindo Pelotas, Ludo do Turista, Sobe e Desce Cidadão, entre outros. Essa programação continua hoje a tarde.
Na sede do curso – local onde residiu o Senador Joaquim Augusto Assumpção –, foi realizada a palestra “A história (as histórias) do Casarão de Joaquim Augusto de Assumpção”, que é resultado de um projeto de pesquisa.
Durante a semana ocorre também uma exposição de banners sobre os projetos desenvolvidos pelo curso.