Engenharia de Materiais organiza evento nacional na área de nanotecnologia

30 de Setembro de 2010

O Curso de Engenharia de Materiais, em conjunto com docentes de outras unidades da UFPel e de outras instituições do país, realizará o IX Encontro sobre Diamante, Carbono Amorfo, Nanotubos e Materiais Relacionados, que está programado para ocorrer em Pelotas, nos dias 15 a 17 de junho de 2011.

O encontro, que ocorre há mais de dez anos, tem por objetivo discutir os últimos avanços das pesquisas básicas e aplicadas em materiais carbonosos, como grafite, diamante, grafenos, nanotubos de carbono, esponjas grafíticas, carbono ativado, carbono vítreo e outros relacionados, obtidos nos diversos centros de pesquisa do Brasil. Os nanotubos de carbono são estruturas tubulares formadas por carbono com dimensões nanométricas e exibindo propriedades físico-químicas fascinantes com potenciais aplicações na fabricação de dispositivos ópticos, eletrônicos dentre outros, baseados em nanotecnologia.

Com o evento, objetiva-se congregar de forma inter e multidisciplinar pesquisadores da área de ciência exata e engenharia para discutir, solucionar e propor problemas de interesse científico e tecnológico na área de materiais derivados a base de carbono nanoestruturado. Como conseqüência dos esforços da pesquisa brasileira nesses materiais, já existem diferentes empresas no país e no exterior investindo significativamente em tecnologia de derivados de nanoestruturas de carbono visando aplicações industriais.

O encontro contará com a publicação dos resumos dos trabalhos submetidos. Também trabalhos selecionados na forma de review serão publicados como capítulos de livro. Esta publicação contará com o apoio da editora Springer Verlag, de Heidelberg, da Alemanha. A Editora Springer é reconhecida pela qualidade de seus livros assim como a publicação de revistas indexadas. Este fato com certeza enriquecerá a qualidade do evento.

O evento busca a divulgação das atividades realizadas pela academia e setores tecnológicos do país, bem como da Universidade Federal Pelotas junto a outras instituições do Rio Grande do Sul e do País, com o objetivo de interagir com os setores produtivos e a sociedade, por intermédio da transferência de conhecimento, baseado no desenvolvimento de pesquisa e inovação científica.

O site para divulgação do encontro é o http://cdtec.ufpel.edu.br/carbono/, onde poderão ser encontradas mais informações. O evento terá a presença de pesquisadores palestrantes de instituições brasileiras como a UFC, a UFSM, a UFRGS, a UFMG, a PUC-RJ, o ITA e a Unicamp, bem como de centros de ensino e pesquisa internacionais como a Universidade do Texas, Dallas, Estados Unidos, a Universidade de Surrey , na Inglaterra, e o Nano-Electronics Centre e de setores industriais tais como o Cenpes da Petrobras, dentre outros. Deverá ainda contar com a presença da Direção Cientifíca da Fapergs.

Comissão Organizadora Local:

Prof. Dr. Neftalí Lenin Villarreal Carreño
Prof. Dr. Sergio da Silva Cava
Prof. Dra. Margarete Regina Freitas Gonçalves
Prof. Dra. Márcia Foster Mesko
Prof. Dr. Cesar O. Avellaneda
Prof. Dr. Fabrício Aulo Ogliari
Profa. Caroline Ceretta (Laboratório de Eventos – UFPel)