UFPel recebe visita de consultores do Programa Pró-Saúde

28 de Setembro de 2010

jose-mauricio.JPG A UFPel recebe, nesta terça e quarta-feira(28 e 29) a visita dos consultores do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), José Maurício Carvalho Lemos (UFMG) e Beatriz Jansen (Unicamp). Vinculado ao Ministério da Saúde, com a participação da SESu/MEC e do Instituto Nacional de Estudose Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Pró-Saúde tem como desafio permanente o reforço de uma robusta articulação entre as instituições formadoras e o serviço.

dsc05774.JPG Desta forma, o Programa visa incentivar a transformação do processo de formação, geração de conhecimento e prestação de serviços à população para abordagem integral do processo saúde-doença. O eixo central é a integração ensino-serviço, com a consequente inserção dos estudantes no cenário real de práticas na Rede SUS, com ênfase na atenção básica, desde o início de sua formação.

A visita dos consultores tem por objetivo acompanhar e orientar os projetos locais na área da saúde, entre os quais o Pró-Saúde e o PET Saúde. Os trabalhos estão sediados na Faculdade de Enfermagem e conta também com a participação da Faculdade de Nutrição, além de representantes de outras instituições, como UCPel, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

Em breve saudação aos consultores, o reitor Cesar Borges destacou as peculiaridades regionais e as ações da UFPel na área da saúde, não apenas de âmbito regional, como aquelas que se estendem às áreas de fronteira do Brasil com o Uruguai, através da construção de unidades binacionais em cidades de fronteira,  cujo projeto será apresentado ao embaixador da Aladi nesta semana.

Para a diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Luciane Kantorski, a nova estrutura física da Faculdade, a integração com outros cursos da área da saúde e a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estão possibilitando o desenvolvimento de projetos considerados estratégicos, como o PET Saúde. A readequação física também foi destacada pela diretora da Faculdade de Nutrição, professora Marcia Rubia Duarte Buchweitz.

De sua parte, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti, saudou o entrosamento das equipes que atuam na área da saúde, especialmente o trabalho conjunto das duas universidades, proporcionando aos seus estudantes uma formação muito mais próxima da realidade.

Ao usar da palavra, o consultor José Maurício Lemos, que é professor da UFMG, enfatizou que a visita tem o objetivo de acompanhar o andamento dos projetos locais, no sentido de auxiliar para a formação de um perfil profissional diferente, que busque a integração do estudante e uma perfeita interação com o Sistema Nacional de Saúde. “Nosso anseio é que o SUS se consolide como política nacional e não como um programa de compensação social”, observou.

Já a professora da Unicamp, Beatriz Jansen, confirmou os objetivos de compreender e colaborar com os projetos locais em desenvolvimento.