Começa neste sábado(25) a oficina Teatrando no Pibid. Ainda há vagas

23 de Setembro de 2010

Começa neste sábado(25) a oficina Teatrando no Pibid. Ainda há vagas.  A oficina, conforme seus organizadores, visa a um fazer teatral destinado às diferentes áreas do conhecimento e sujeitos-docentes envolvidos no projeto, com o intuito de aproximar os participantes da linguagem cênica. Serão abordados jogos, improvisações e exercícios de corpo-voz, onde os participantes, professores e futuros docentes, ampliarão os conhecimentos sobre as potencialidades de seus corpos e vozes, sendo estas suas principais ferramentas de trabalho.

A imaginação, a criatividade, o trabalho em grupo, a disponibilidade, a expressão oral e corporal, a concentração, a relação com o outro e consigo mesmo, entre outros tantos elementos envolvidos no trabalho com teatro, também serão desenvolvidos nos encontros.

O principal objetivo da oficina é proporcionar aos participantes experienciar o fazer teatral como possibilidade lúdica, na qual o jogo com o outro, com o espaço e consigo mesmo está no centro da proposta. Estimular o prazer e ludicidade envolvidos na ação teatral também é objetivo proposto, bem como mostrar aos participantes, através de exercícios práticos, o quanto o teatro é fundamental na formação do cidadão e do professor, independente de sua área de atuação.

Como metodologia, serão desenvolvidos exercícios práticos que trabalharão o corpo e a voz desses profissionais da educação, bem como sua imaginação e contato com colegas de profissão. Os jogos propostos e o planejamento das aulas foram elaborados a partir de estudos na graduação dos pibidianos do teatro e das experiências destes alunos com o teatro também fora do âmbito da universidade. As aulas serão ministradas pelos alunos bolsistas do PIBID/UFPel - Teatro, orientados pela professora Taís Ferreira, coordenadora da área.

Monitores: Hélcio, Jandira, Lídia, Maicon, Tainara e Lúcia.
Informações:
Público Alvo: todos/as pibidianos/as interessados/as
(bolsistas de graduação, supervisores das escolas, coordenadores de área)
Dia das aulas: todos os sábados, até dezembro de 2010.
Dia de início: 25/09/2010
Local: AABB (Rua Coronel Alberto Rosa, 580)
Horário: das 14h às 16h.

Para inscrever-se, basta enviar nome completo, área de atuação e função no PIBID-UFPel para o e-mail oficinapibidufpel@gmail.com  e comparecer no dia 25/09/2010 ao primeiro encontro.

As aulas são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação em projeto de extensão universitária, caso freqüentem 80% das aulas até o final da oficina.