Professor da Universidade Federal do Ceará palestra no PPGQ

30 de Agosto de 2010

Ocorrerá nesta quarta-feira(1), às 9h, no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), o seminário “LECTINAS VEGETAIS COMO FERRAMENTAS BIOLÓGICAS PARA ESTUDO DE BIOFILMES MICROBIANOS”, ministrado pelo professor dr. Edson Holanda Teixeira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Edson Holanda Teixeira fará uma breve introdução sobre o estudo de lectinas, incluindo uma revisão de atividades biológicas descritas para essas proteínas isoladas no BIOMOL-LAB/LIBS/UFC e apresentará recentes resultados da sua principal linha de pesquisa: Lectinas vegetais e Biofilmes microbianos.

O palestrante possui graduação em Odontologia (UFC/1997), especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (NESC/UFC/2009), mestrado (DBBM/UFC/2001) e doutorado (DBBM/UFC/2005) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto II da Curso de Medicina da UFC (Campus de Sobral), pesquisador Nível 2 do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFC, professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, professor Colaborador da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicação biológica de lectinas e biofilmes microbianos. Na área de Saúde Coletiva tem experiência em gestão de serviços públicos de saúde bucal (Política Brasil Sorridente).